Publicidade

Educação Financeira

Restituição do Imposto de Renda 2023: como antecipar valores com os bancos

Antes de solicitar, vale fazer uma pesquisa pelas melhores condições e taxas de juros mais baixas

Restituição do Imposto de Renda 2023: como antecipar valores com os bancos
Serviço de crédito conhecido como antecipação da restituição é oferecido por bancos. (Foto: Envato Elements)

O período de declaração do Imposto de Renda (IR) termina no dia 31 de maio. Essa data também marca o primeiro lote de restituição para aqueles que têm valor a receber. Cada lote subsequente está marcado para o fim de cada um dos meses seguintes, indo até setembro. Nesse período, correntistas de bancos podem ter acesso a um empréstimo com base no valor.

A antecipação da restituição, como o processo costuma ser chamado, é um serviço oferecido por diversas instituições, como Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander.

É como um serviço de crédito: o banco antecipa uma parte ou a totalidade do valor da restituição a que o contribuinte terá direito, incluindo juros mensais sobre o valor emprestado.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Não se trata, portanto de uma antecipação feita pela Receita Federal. “Como o banco sabe que você vai receber a restituição no futuro, ele libera aquele valor antes, mas cobra juros. E se houver atraso no pagamento, haverá também a cobrança de multa”, explica Luciana Pantaroto, planejadora financeira CFP e sócia da consultoria Dian & Pantaroto.

Segundo Pantaroto, o ponto de partida para pedir esse tipo de empréstimo é fazer uma pesquisa pelas melhores condições e taxas de juros. Em seguida, o contribuinte deve cumprir as exigências feitas pelos bancos para a contratação — normalmente, o correntista deve indicar a sua conta bancária na instituição que fará o empréstimo e apresentar ao banco o recibo de entrega da declaração com o valor a restituir demonstrado.

Normalmente, os bancos fazem um débito automático assim que a Receita deposita o valor na conta indicada pelo contribuinte. No valor também são incluídos tributos como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e os juros do período.

Como há incidência de juros ao mês, o ideal para que o contribuinte pague uma taxa menor ao banco é receber a restituição o quanto antes. Em 2023, após serem restituídos os contribuintes com prioridade legal (na sequência: idosos a partir de 80 anos, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério), entrarão primeiro nos lotes  aqueles que optaram pela restituição via Pix ou selecionaram a declaração pré-preenchida.

  • Declaração pré-preenchida evita a malha-fina? Entenda.

Como a conta destacada na declaração costuma ser um requisito para os bancos cederem o empréstimo, a opção de restituição via Pix pode não servir para esse propósito, mas a escolha pela declaração pré-preenchida sim.”A antecipação da restituição pode ser interessante para quem já tem outras dívidas mais caras, como rotativo do cartão de crédito, cheque especial, ou empréstimos com juros mais altos. O dinheiro da restituição pode ajudar a quitar essas dívidas com juros mais baixos. A antecipação também pode ser vantajosa em situações de emergência (uma conta prestes a vencer, por exemplo)”, aponta Pantaroto.

Qual a taxa de juros dos principais bancos

Entre os cinco principais bancos do Brasil, a taxa de juros cobrada na antecipação da restituição varia de  de 1,78% na Caixa a 2,5% no Itaú e no Banco do Brasil.

Os juros, no entanto, dependerão da avaliação de perfil que os bancos fizerem dos clientes. Os encargos também não estão incluídos no valor de referência mínimo.

Banco Juros ao mês
Santander A partir de 1,89%
Banco do Brasil A partir de 2,5%
Itaú A partir de 2,5%
Caixa A partir de 1,78%
Bradesco A partir de 2,45%

 

Web Stories

Ver tudo
<
>