

A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29), o quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2025. O lote, penúltimo do calendário, também inclui restituições residuais de anos anteriores.
Publicidade
A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29), o quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2025. O lote, penúltimo do calendário, também inclui restituições residuais de anos anteriores.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A restituição é feita quando o contribuinte informa corretamente seus rendimentos e deduções na declaração e a Receita identifica que houve pagamento de imposto em valor superior ao devido durante o ano. Nesse caso, o montante pago a mais é devolvido, com atualização monetária, em lotes liberados ao longo do calendário anual da Receita Federal.
Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões neste quarto lote da restituição. A maior parte do valor, informou o Fisco, será para contribuintes sem prioridade no reembolso, que declararam perto do fim do prazo.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As restituições estão distribuídas da seguinte forma:
O cronograma de restituição deste ano inclui cinco lotes ao todo. O quinto e último lote está previsto para 30 de setembro.
A consulta ao lote da restituição pode ser feita na página da Receita Federal. O contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, ir em “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não consiga realizar a consulta, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
A quantia será depositada automaticamente na conta bancária ou chave Pix indicada pelo contribuinte no momento da declaração deste ano.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BBAS3). Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Idosos com mais de 80 anos, contribuintes com mais de 60, pessoas com deficiência ou doenças graves e aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério têm prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda em 2025. Após esse grupo receber, a restituição segue para os demais contribuintes.
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador