Os trabalhadores aguardam o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, um acréscimo anual destinado aos funcionários em regime CLT. A data limite para os empregadores enviarem os valores restantes é esta quarta-feira (20).
Leia também
Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, o pagamento deve ser realizado em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro; e a segunda até 20 de dezembro. Além dos colaboradores, também têm direito a essa bonificação os empregados domésticos registrados, aposentados e pensionistas.
Contudo, muitos beneficiários ainda ficam em dúvida sobre como descobrir os valores a receber. Isso porque o cálculo é diferente para cada parcela.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para calcular o benefício, basta dividir a remuneração integral por 12 e a multiplicar o resultado pelo número de meses trabalhados. Outras quantias de natureza salarial, como horas extras, adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade) e comissões também entram nessa conta. A exata metade do valor da bonificação é paga na primeira parcela, até o dia 30 de novembro.
Já na segunda parcela, da metade que sobrou, ocorrem os descontos do Imposto de Renda e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da dedução por dependente (fixada em R$ 189,59 por pessoa) e por pensão alimentícia.
Para facilitar na hora de fazer a conta, o Estadão desenvolveu uma calculadora aos leitores que desejam conferir quanto irão receber de 13º salário. A ferramenta pode ser acessada nesta página e, para usá-la, basta preencher os campos indicados.