Publicidade

Educação Financeira

Seguro-desemprego: entenda quem tem direito ao benefício

O valor pago pela Caixa Econômica Federal considera a média dos salários dos 3 meses anteriores à demissão

Seguro-desemprego: entenda quem tem direito ao benefício
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Ao solicitar o benefício pela primeira vez, o funcionário deve comprovar que recebeu salário em pelo menos 12 dos últimos 18 meses anteriores à data da desocupação.

O Seguro-Desemprego é um dos principais benefícios da Seguridade Social e garante uma assistência financeira temporária para o trabalhador dispensado de forma involuntária, sem justa causa. O valor pago pela Caixa Econômica Federal considera a média dos salários dos 3 meses anteriores à demissão.

Para receber o dinheiro, há exigências quanto aos meses trabalhados pelo cidadão. Ao solicitar o benefício pela primeira vez, o funcionário deve comprovar que recebeu salário em pelo menos 12 dos últimos 18 meses anteriores à data da desocupação.

Na segunda solicitação, o empregado precisa ter trabalhado em pelo menos 9 dos últimos 12 meses anteriores à dispensa. Já nas demais solicitações, o funcionário só pode receber o seguro ao registrar que recebeu salário nos últimos 6 meses anteriores à demissão.

Saiba quem tem direito ao seguro-desemprego

Tem direito ao benefício os trabalhadores formais desempregados, que foram demitidos sem justa causa e não possuem renda própria suficiente para manter a si mesmo e a sua família.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O seguro também é oferecido aos colaboradores formais que tiveram contrato de trabalho suspenso por conta de participação em curso ou em qualquer outro programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador.

Além desses, pescadores profissionais durante o período do defeso – ou seja, momento de suspensão da pesca para a conservação das espécies – tem direito ao seguro-desemprego, assim como os profissionais resgatados de condições semelhantes à escravidão.

Vale ressaltar que, para estar apto ao benefício, o funcionário não pode receber, simultaneamente, qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.

Web Stories

Ver tudo
<
Cursos, passagens aéreas e cashback: confira as promoções da Black Friday do mercado financeiro
Como usar o Tesouro IPCA + 7% para aumentar a sua aposentadoria
Antecipação do 13º salário vale a pena?
Até 100% de desconto: carro elétrico tem isenção de IPVA no DF e em mais 5 Estados; saiba como pedir
Salário baixou? Conheça 5 países que reduziram jornada de trabalho
O retorno de Trump pode afetar as suas futuras viagens e investimentos?
Quanto você pode receber de cashback das contas de água, internet e luz?
A rua mais cara do mundo fica no Brasil? Descubra
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos