Publicidade

Educação Financeira

Com os juros em queda, é hora de comprar imóvel e carro?

O Copom reduz a taxa Selic em 0,50 pontos-base e mercado vê espaço para novos cortes em 2024

Com os juros em queda, é hora de comprar imóvel e carro?
(Foto: Envato Elements)
  • Com o novo reajuste, a Selic sai de 11,75% para o patamar de 10,75% a.a. Para o fim de 2024, o mercado espera que a taxa encerre o ano a 9%
  • O novo reajuste ajuda a tornar os financiamentos voltados para imóveis e veículos mais acessíveis para os brasileiros

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu, nesta quarta-feira (20), a Selic em 0,50 pontos percentuais. Com o novo ajuste, a taxa básica de juros do País sai de 11,25% para 10,75% ano. A mudança ajuda a tornar os financiamentos voltados para imóveis e veículos mais acessíveis para o brasileiro.

Esse efeito acontece porque a Selic influencia nos juros praticados nos diversos tipos de linhas de crédito no País, como empréstimos e financiamentos. Como há uma tendência de queda dos juros para essa modalidade de crédito, pode significar uma oportunidade para quem busca comprar um imóvel ou carro. “Para quem tem o dinheiro da entrada e as taxas já atendem o seu bolso, sugiro fazer a aquisição”, aconselha Pedro Gomide, especialista imobiliário e sócio fundador da Smart Leilões.

A recomendação também se baseia no atual momento do mercado imobiliário, que ainda está em recuperação. “O mercado vai sair de recuperação com a queda dos juros e para o ciclo de expansão do setor”, acrescenta. Nesta nova fase, a tendência é que os imóveis fiquem mais caros diante do aumento da demanda. Essa decisão não deve impedir o consumidor de aproveitar juros menores ao longo dos próximos anos.

Segundo ele, as pessoas podem recorrer à portabilidade de financiamento para outras instituições financeiras e conseguir usufruir de melhores condições de pagamento. “Procure as oportunidades que se adequem à sua realidade financeira e analise quanto as parcelas podem comprometer o orçamento para que a conquista do imóvel não prejudique a sua qualidade de vida”, orienta Gomide.

Paciência antes de comprar o carro ou a casa

Já João Acar, planejador financeiro do C6 Bank, aconselha aguardar um pouco mais os efeitos do ciclo de corte de juros nas linhas de crédito para financiamentos de imóveis e veículos. Para o fim de 2024, espera-se que a Selic encerre o ano a 9% ao ano. Para 2025, a expectativa é de 8,5%.

“O ideal é aguardar o fim do ciclo de queda para aproveitar as melhores condições de crédito”, afirma Acar. Segundo o relatório de estatísticas monetárias do banco central, a taxa de juros praticada pelas instituições financeiras para aquisição de veículos permaneceu a 26,1% ao ano em janeiro de 2024. Durante o mesmo período do ano passado, as financeiras cobravam em média 29,1% ao ano de juros para a mesma modalidade de crédito.

Já nas taxas de recursos direcionados ao financiamento imobiliário, houve também um movimento similar, mas em menor magnitude. Os juros atingiram 11,6% em janeiro de 2024, cerca de 0,3 pontos percentuais menor em relação ao mesmo período do ano passado. O recuo das taxas coincide com o ciclo de queda da Selic, que saiu de 13,75%, em agosto de 2023, para 10,75% na reunião desta quarta-feira (20).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos