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Educação Financeira

4 dicas para não perder dinheiro nas compras da Semana do Consumidor

Especialistas dão dicas para economizar ainda mais nas promoções e acendem alerta para golpes on-line

4 dicas para não perder dinheiro nas compras da Semana do Consumidor
Descontos são atrativos, mas é preciso ter cuidado na Semana do Consumidor. Foto: REUTERS/Edgard Garrido
  • No dia 15 de março é celebrado no Brasil o Dia do Consumidor, que dá origem a uma semana de promoções e descontos chamada de Semana do Consumidor
  • Em 2023, a temporada de promoções começou nesta segunda (13) e vai até a sexta-feira (17)
  • Apesar dos preços atrativos, especialistas dão dicas de como garimpar as melhores oportunidades, ampliar as ofertas e se proteger de golpes

No dia 15 de março é celebrado no Brasil o Dia do Consumidor. A data tem origem nos Estados Unidos e foi criada décadas atrás como uma maneira de reiterar a defesa dos direitos dos consumidores. Mas, como o público geral gosta mesmo é de uma promoção, acabou se tornando também uma oportunidade de fazer compras – uma espécie de “Black Friday” do primeiro semestre do ano.

É a Semana do Consumidor, que este ano acontece entre a segunda (13) e a sexta-feira (17). Sites como Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre têm itens com até 60% de desconto, frete grátis e outras vantagens. Tudo para atrair os olhares – e o dinheiro – dos consumidores.

Antes de se jogar nas ofertas, é importante se atentar a alguns pontos para não acabar comprometendo as finanças por causa das promoções. Florence Correa, planejadora financeira CFP pela Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), dá duas dicas: fazer um levantamento daquilo que realmente deseja comprar, e separar um valor máximo para essas compras.

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“Assim, não cai na tentação das ofertas e acaba comprando coisas desnecessárias. Além de evitar incorrer em gastos excessivos, que não caibam no seu fluxo de caixa”, explica Correa.

Já tendo em mente o que quer comprar e quando pode gastar, está na hora de partir para “o ataque”. Nessa hora, umas dicas extras podem ajudar a economizar mais na Semana do Consumidor. Conversamos com especialistas para separar algumas delas, confira:

Pesquise preços antes

Nem sempre os preços promocionais estão realmente baratos ou atrativos. Para não acabar caindo em uma falsa sensação de desconto, é importante pesquisar bem antes os preços do produto desejado em diferentes lojas. Assim, o consumidor vai saber identificar se, na Semana do Consumidor, qual promoção está valendo mesmo a pena.

“Isso é importante pois a promoção pode ser uma estratégia atrativa de marketing que na verdade traz poucas vantagens”, destaca a planejadora Florence Correa.

Outro ponto para se atentar é em relação ao frete cobrado para loja – afinal, não adianta pagar menos na compra, mas perder o desconto na cobrança pela entrega.

Cupons como aliados

Para além das promoções que os sites e marketplaces já oferecem, os consumidores podem conseguir um desconto extra utilizando os famosos cupons de desconto. Antes de fechar a compra, pesquise em sites como Cuponeria e Cupom Online que são voltados especificamente para reunir os melhores códigos promocionais.

Na Cuponomia, por exemplo, existem cerca de 20 mil cupons de desconto. Alguns oferecem até cashback nas compras, em lojas como Norton (38% de cashback), Zattini (10%), Netshoes (8%), C&A (6,9), Amazon (5,5%) e Casas Bahia (3,3%).

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“Devido a alta procura, este ano reunimos os melhores descontos e cashback em uma página especial, facilitando ainda mais a vida do consumidor on-line”, explica Ivan Zeredo, diretor de marketing da plataforma.

Antes de utilizá-los, é preciso ficar de olho apenas no prazo de validade para saber se o cupom escolhido ainda é válido na ocasião da compra.

Se arrependeu? Dá para devolver

Quem passar da conta nas promoções e acabar se arrependendo das compras tem um tempinho se quiser desistir da compra. O código de defesa do consumidor garante um período de 7 dias, a contar a partir da data de recebimento do produto no caso de compras online, para devoluções.

“Ao receber a mercadoria, se deparou que possui uma qualidade inferior àquela que entendia ter, a cor não lhe agradou, o produto chegou com problemas ou embalagem violada? Por sete dias, dá para devolver o produto e requerer o reembolso”, explica Paulo Akiyama, advogado especializado em Direito do Consumidor.

Dentro do prazo de 7 dias, também é possível solicitar a troca do produto, que, assim como a devolução, não pode ter custos adicionais ao consumidor.

Cuidado com os golpes

Infelizmente, não é raro escutar a história de alguém que caiu em um golpe na hora de fazer uma compra on-line. Por isso, na Semana do Consumidor, a atenção precisa ser redobrada.

Algumas boas práticas podem garantir uma experiência mais segura e evitar prejuízos. Antes de fechar a compra, verifique a reputação do site ou plataforma e se informações básicas são facilmente encontradas. Um caminho pode ser pesquisar pelo nome do site ou CNPJ da empresa, que obrigatoriamente deve ser disponibilizado, em sites como Procon, Reclame Aqui ou Consumidor.gov.br.

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Na hora de pagar, prefira utilizar o cartão de crédito, que permite a contestação de cobranças indevidas, ou os cartões virtuais, feitos justamente para garantir maior segurança nas compras on-line. “Caso você vá realizar a compra à vista, utilize aquele cartão que possui um prazo de validade de 24/48 horas e se for parcelar, utilize o cartão virtual que permita realizar as suas compras”, orienta Paulo Akiyama. “Você vai evitar transtornos no futuro caso seu cartão seja clonado e utilizado de forma indevida.”

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