Os títulos públicos são populares entre os brasileiros, principalmente para o investidor que busca uma segurança maior e quer fugir de grandes oscilações do mercado. Ainda assim, ao investir no Tesouro há diversos prós e contras, veja a seguir:
Vantagens dos títulos públicos
Os títulos públicos são considerados de baixo risco porque são garantidos pelo governo federal, isso significa que o próprio Governo assegura o seu pagamento. Além disso, as taxas cobradas nas transações de compra e venda do Tesouro Nacional também costumam ser menores do que as associadas aos fundos de investimento, como as taxas de administração e outras despesas operacionais, isso resulta em retornos líquidos potencialmente mais altos para o investidor.
Leia também
Investir no Tesouro Direto também oferece vantagens para diferentes perfis de risco. Em comparação com o Certificado de Depósito Bancário (CDBs) e fundos de renda fixa, esses títulos podem oferecer rentabilidades superiores. Em paralelo, ele perite que os valores sejam resgatados a qualquer momento, com o dinheiro caindo na conta em até um dia útil.
A modalidade também se destaca pela acessibilidade. É possível investir em títulos do tesouro pela internet a partir de R$ 30, por exemplo.
Desvantagens do Tesouro Direto
Ao considerar investir em títulos públicos, é importante estar ciente de alguns desafios. Um dos principais é o risco de prejuízo em caso de venda antecipada dos títulos. Se um investidor decide vender antes do vencimento, pode ser impactado pelas variações de mercado, que ajusta o valor dos títulos conforme as condições atuais. Isso pode resultar em um valor de venda inferior ao esperado, causando perdas financeiras.
Também é necessário ter um nível de conhecimento e conforto com o uso de plataformas on-line. Todo o processo de compra, venda e gestão dos títulos públicos é feito através do site do Tesouro Direto.
Portanto, os investidores precisam estar familiarizados e confiantes em utilizar ferramentas digitais para gerenciar sua carteira de investimentos. Isso pode representar um desafio para aqueles menos acostumados ou preferem métodos mais tradicionais de investimento.