- O governo Federal ajustou o teto de juros para o crédito consignado de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta segunda-feira
- Agora, esta classe pagará menos do que antes, com o valor máximo cobrado pelas instituições sendo de 1,84% ao mês
- A nova determinação do governo Federal faz com que o valor máximo cobrado pelos bancos nesta modalidade de crédito consignado seja 0,07 ponto percentual menor do que a quantia prévia
O governo Federal ajustou o teto de juros para o crédito consignado de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta segunda-feira (23). Agora, esta classe pagará menos do que antes, com o valor máximo cobrado pelas instituições sendo de 1,84% ao mês.
Leia também
A nova determinação do governo Federal faz com que o valor máximo cobrado pelos bancos nesta modalidade de crédito consignado seja 0,07 ponto percentual menor do que a quantia prévia, de 1,91% ao mês.
Além do consignado do INSS, o teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,83% para 2,73% ao mês.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O governo justificou a redução com o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic. No fim de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu os juros básicos de 13,25% para 12,75% ao ano.
Em agosto, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que a pasta pretendia propor novas reduções no teto do consignado à medida que a Selic cair.
No entanto, vale destacar que os bancos ainda aplicam outras taxas na hora de prestar serviços como o o crédito consignado. Quer saber quanto você realmente teria de pagar neste tipo de empréstimo? Confira essa reportagem.