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(Foto: Adobe Stock)"
Os Valores a Receber são um serviço do Banco Central que permitem verificar se você tem dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. Caso existam valores disponíveis, você poderá resgatá-los diretamente pelo sistema.
Os tipos de valores que podem ser consultados incluem:
- Saldos de contas corrente ou poupança encerradas;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de consórcios encerrados;
- Tarifas ou parcelas de operações de crédito cobradas indevidamente;
- Saldos de contas de pagamento encerradas;
- Saldos em contas de corretoras e distribuidoras encerradas;
- Outros recursos disponíveis para devolução.
Se houver valores a receber, você poderá resgatá-los a partir do dia 7 de março às 10h.
Quem pode utilizar o serviço?
O sistema está disponível para qualquer pessoa física ou jurídica.
Para quem precisa de atendimento presencial, é garantido atendimento prioritário para:
- Pessoas com deficiência;
- Idosos com mais de 60 anos;
- Gestantes e lactantes;
- Pessoas com crianças de colo;
- Obesos.
Além disso, herdeiros, inventariantes ou representantes legais podem consultar e solicitar valores de pessoas falecidas.
Como acessar os seus valores?
Passo 1: Consulte
Faça a consulta inicial para verificar se você ou sua empresa tem dinheiro a receber.
- Para pessoas físicas: informe CPF e data de nascimento.
- Para pessoas jurídicas: informe o CNPJ e a data de abertura da empresa.
Passo 2: Faça o login
Acesse o sistema com sua Conta gov.br. Para garantir a segurança:
- Sua conta precisa ser de nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativada.
- Para contas de pessoa jurídica, o CNPJ precisa estar vinculado ao login gov.br.
Passo 3: Veja os dados
No sistema, você verá:
- O valor disponível;
- O nome e os dados de contato da instituição financeira responsável;
- A origem do valor e informações adicionais, se houver.
Passo 4: Solicite o resgate
O sistema pode oferecer diferentes opções para solicitar o valor, confira alguns:
Solicitar pelo sistema
- Selecione uma chave Pix e informe seus dados pessoais.
- Guarde o número de protocolo.
- O valor será devolvido em até 12 dias úteis. A devolução pode ser feita via TED ou DOC, mesmo que você tenha selecionado uma chave Pix.
Solicitar sem chave Pix
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou e-mail indicado.
- A instituição não é obrigada a devolver o valor em 12 dias úteis nesse caso.
Sem opção de solicitação direta
- Entre em contato com a instituição para combinar a devolução.
Valores acima de R$ 100 com autenticação em duas etapas pendente
- Ative o duplo fator de autenticação no app gov.br antes de solicitar o resgate do Valores a Receber.