• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Brasil está sob ameaça? BTG avalia quais setores sofrem mais com tarifas de Trump

Incerteza em relação a tarifas recíprocas prometidas para a próxima semana vem pesando sobre mercados globais

Por Luíza Lanza

27/03/2025 | 12:34 Atualização: 27/03/2025 | 12:55

Tarifas comerciais de Donald Trump podem impactar os mercados domésticos. (Foto: Adobe Stock)
Tarifas comerciais de Donald Trump podem impactar os mercados domésticos. (Foto: Adobe Stock)

O anúncio de novas medidas na guerra comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a impactar mercados globais. Na quarta-feira (26), o republicano anunciou tarifas de 25% sobre os automóveis não fabricados no país. A medida não estava no radar e joga ainda mais volatilidade no mercado enquanto investidores globais aguardam as prometidas “tarifas recíprocas” no próximo dia 2.

Leia mais:
  • Ficou claro para Wall Street que Trump “não se importa” com o mercado de ações, afirma diretor do Morgan Stanley
  • Ações de montadoras caem no mundo todo após anúncio das tarifas de Trump sobre veículos
  • Temor sobre tarifas de Trump faz big techs perderem mais de US$ 400 bilhões em um dia
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda não se sabe quais serão os países e setores atingidos no anúncio previsto para a próxima semana, mas, segundo o BTG Pactual, o Brasil é um alvo em potencial. “Caso as medidas sejam direcionadas apenas aos países com os quais os EUA têm grandes déficits comerciais ou com participação relevante no comércio norte-americano, o Brasil provavelmente não será impactado inicialmente. Contudo, se forem aplicadas tarifas generalizadas a setores específicos, como ocorreu recentemente com o aço, ou se os critérios incluírem países com barreiras comerciais superiores às americanas, o Brasil poderá ser diretamente afetado, possivelmente com impacto mais significativo neste segundo cenário”, avaliam Iana Ferrão e Pedro Oliveira, em relatório divulgado nesta quinta-feira (27).

Os especialistas destacam que a diversificação da pauta de exportação do Brasil limita o impacto geral à balança comercial brasileira, caso as tarifas de Trump sejam impostas apenas a determinados setores. Nesse caso, no entanto, aqueles segmentos muito dependentes do mercado americano podem sofrer significativamente. “Produtos como semimanufaturados de ferro e aço (que destinam 72,5% de suas exportações aos EUA), aeronaves (63,2%), materiais de construção (57,5%), etanol (48,5%), madeira e derivados (43,3%) e petróleo e derivados (27,9%) estão entre os mais vulneráveis à aplicação de tarifas”, diz o BTG.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O documento explica que o Brasil está entre os países mais fechados do mundo, mas que utiliza mais barreiras não tarifárias (BNT). A tarifa média ponderada pelo volume de exportações no País é de 5,8%; a dos EUA, de 1,3%. Mas as BNTs brasileiras têm índice acima de 86,4%, acima dos EUA (77%) e da média internacional (72%). Se Trump levar isso em consideração, os EUA poderiam impor taxas “muito acima” dos 5,8% sobre as importações brasileiras para compensar as barreiras regulatórias.

“Caso o Brasil venha a ser obrigado a reduzir barreiras não tarifárias, setores intensivos em uso de insumos básicos (por exemplo, metalurgia) e aqueles relacionados ao vestuário, maquinário e produtos semimanufaturados seriam os mais pressionados e potencialmente prejudicados”, pontua o BTG sobre a guerra tarifária de Donald Trump.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • BTG Pactual
  • Conteúdo E-Investidor
  • Donald Trump
  • Guerra comercial
Cotações
02/05/2026 2h21 (delay 15min)
Câmbio
02/05/2026 2h21 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar cai ao menor nível desde 2024, mas cenário é frágil; veja o que esperar para maio

  • 2

    Copom confirma Selic a 14,5%: onde investir com segurança agora

  • 3

    Ibovespa hoje sobe 1,39% com Vale (VALE3) em alta e dólar fecha no menor valor desde março de 2024

  • 4

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 5

    FIIs voltam ao radar e gestor vê fundos diversificados como aposta em nova fase do mercado

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: os alunos conseguem solicitar o cartão do programa pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Logo E-Investidor
IR 2026: este grupo de pessoas tem grandes chances de receber a restituição no 1º lote
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: é possível consultar se o dinheiro está rendendo pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: é possível retornar ao programa depois de cancelar o benefício?
Últimas: Investimentos
BTG ainda vê risco nos FIIs e mantém preferência por fundos mais seguros, apesar da queda da Selic
Investimentos
BTG ainda vê risco nos FIIs e mantém preferência por fundos mais seguros, apesar da queda da Selic

Banco destaca que prêmio dos FIIs de maior risco não compensa diante das incertezas e juros ainda restritivos

01/05/2026 | 16h36 | Por Daniel Rocha
Por que o Cartesia Recebíveis Imobiliários (CACR11) não pagará dividendos de abril?
Investimentos
Por que o Cartesia Recebíveis Imobiliários (CACR11) não pagará dividendos de abril?

Decisão interrompe sequência de dividendos acima de R$ 1 por cota; entenda a justificativa dos gestores

01/05/2026 | 10h22 | Por Daniel Rocha
OPINIÃO: Por que ignorar a guerra tem sido vantajoso para investidores de longo prazo
Investimentos
OPINIÃO: Por que ignorar a guerra tem sido vantajoso para investidores de longo prazo

Mesmo com o conflito no Oriente Médio e a volatilidade global, o mercado acionário dos EUA mostra resiliência

30/04/2026 | 17h38 | Por Jeff Sommer, da Fortune
FIIs voltam ao radar e gestor vê fundos diversificados como aposta em nova fase do mercado
Investimentos
FIIs voltam ao radar e gestor vê fundos diversificados como aposta em nova fase do mercado

Para Mauro Dahruj, os fundos imobiliários que investem em outros fundos surgem como oportunidade para quem quer participar da recuperação dos FIIs

30/04/2026 | 10h08 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador