Investimentos

CDB: como funciona e qual o papel do Fundo Garantidor de Créditos?

Título é considerado seguro, mas há pontos que devem ser considerados antes de investir; veja quais são

CDB: como funciona e qual o papel do Fundo Garantidor de Créditos?
CDB é protegido pelo FGC, mas há um limite previsto. Foto: Envato Elements

Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um produto de renda fixa oferecido por bancos e corretoras de finanças. Em função de sua previsibilidade, esse título é quase sempre recomendado para quem está começando a investir ou para os perfis com menor apetite a risco.

Alguns pontos precisam ser considerados antes de investir no CDB, como as modalidades disponíveis no mercado e o valor máximo de aplicação.

O CDB pode ser negociado como prefixadopós-fixado híbrido. A escolha afeta diretamente a remuneração e as variações — sendo o prefixado o mais estável.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao contratar o CDB prefixado, o investidor é informado sobre qual será a rentabilidade obtida.

Na outra ponta está o pós-fixado, tipo de CDB mais sujeito à imprevisibilidade. É indexado a uma taxa de juros flutuante (a Selic, por exemplo), que se reflete no lucro final.

Se o objetivo do investidor é ter certeza sobre quanto vai receber no futuro, o prefixado pode ser o mais adequado. Caso aceite correr mais risco pela possibilidade de lucrar mais, deve optar pelo pós-fixado. O segredo é entender a necessidade individual e se planejar.

Como o FGC influencia no CDB?

Aportes iniciais mais altos levam a retornos mais robustos, quando se fala em ativos de renda fixa. Isso atrai investidores mais abastados que querem contar com alguma segurança, visto que o CDB conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

Se o banco não pagar o que deve, o investidor recebe do FGC o valor investido. Essa informação traz tranquilidade aos investidores, uma vez que isso mitiga a possibilidade de levar um calote. Contudo, existe um limite.

A garantia do FGC estabelece R$ 250 mil como quantia a máxima por investidor (para pessoas físicas ou jurídicas). Ou seja, valores que ultrapassem esse patamar não estão cobertos pelo FGC.

Publicidade

Antes de adquirir produtos no mercado financeiro, a consulta a especialistas é sempre recomendada. As necessidades do cliente são identificadas e o perfil do investidor é levado em consideração, na hora de escolher o CDB que melhor se adequa a ele.