Investimentos

Como declarar investimentos no Imposto de Renda?

Especialistas participaram de live com explicações sobre como declarar cada tipo de aplicação financeira

Como declarar investimentos no Imposto de Renda?
Prazo para entrega das declarações vai até o dia 31 de maio. (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
  • Roberto Justo, sócio-fundador do Choaib, Paiva e Justo Advogados, e Leonardo Briganti, especialista em Direito Tributário e sócio-fundador da Briganti Advogados, foram os convidados da live do E-Investidor especial sobre IRPF
  • O prazo para a declaração do Imposto de Renda em 2022 foi prorrogado até o dia 31 de maio

O Imposto de Renda pode ser um pesadelo anual para muitas pessoas, especialmente para os investidores, que precisam declarar também seus rendimentos à Receita Federal. Na última quarta-feira (06), os especialistas Roberto Justo, sócio-fundador do Choaib, Paiva e Justo Advogados, e Leonardo Briganti, especialista em Direito Tributário e sócio-fundador da Briganti Advogados, participaram de uma live do E-Investidor falando sobre o tema.

Entre as principais dicas, Justo e Briganti citaram aplicativos que fornecem detalhes sobre como declarar rendimentos mensais de investimentos em renda variável, citando plataformas da XP Investimentos, Banco Inter e Binance, o último voltado aos criptoativos. “O mercado de capitais é cada dia mais presente na vida do brasileiro, mas de certa maneira, a legislação e a Receita exigem um conhecimento do tipo de produto que você trada”, disse o sócio-fundador da Briganti Advogados.

Questionado sobre a declaração que já vem pré-preenchida pela Receita Federal, Briganti ressaltou a importância de uma checagem correta por parte do declarante, já que as informações que a Receita traz chegam por meio de terceiros, podendo haver diferenças. Nesses casos, é preciso ficar ainda mais atento para não cair na “malha fina”, e duplicar a atenção no caso de investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Justo também chamou a atenção para o caso dos investimentos em criptoativos. Segundo o sócio-fundador da Choaib, Paiva e Justo Advogados, é preciso avaliar se a plataforma onde as criptomoedas estão custodiadas fica no Brasil ou no exterior. Caso as criptos estejam fora do Brasil, o procedimento é diferente e similar a um processo cambial. No caso de plataforma brasileira, a própria empresa deve informar à Receita Federal, caso as negociações ultrapassem o valor de R$ 30 mil.

“Se eu sou pessoa física e transaciono acima de R$ 30 mil e não estou usando nenhuma operadora, eu sou obrigado a informar a Receita Federal. Sabe quem faz isso? Ninguém! Desconheço”, enfatizou Justo. O especialista cita ainda as NFTs como investimentos que também devem ser declarados, como qualquer criptoativo.

Essas e outras dicas estão disponíveis na live completa, no canal do E-Investidor no YouTube. Confira e fique por dentro de como declarar seus investimentos sem dores de cabeça. O prazo para a declaração do Imposto de Renda em 2022 foi prorrogado até o dia 31 de maio.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos