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![Rentabilidade média do mercado imobiliário gira em torno de 0,4% a 0,7% ao mês, mas algumas estratégias de aluguel no Airbnb podem alcançar retornos maiores. (Imagem: Adobe Stock)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2024/12/adobestock-326446318_021220243649.jpeg-710x473.webp)
O mercado imobiliário tradicionalmente costuma ser um porto seguro para investidores que buscam retornos consistentes a longo prazo. Com o surgimento de plataformas digitais como o Airbnb e o Booking, proprietários passaram a contar com mais uma possibilidade para ganhar com imóveis.
O valor médio da locação residencial no Brasil subiu R$ 13,5% em 2024, de acordo com dados divulgados pelo índice FipeZap. Esse porcentual foi quase três vezes maior que o índice da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 4,83% no final de 2024.
O atual cenário inflacionário brasileiro – e sua consequência para as taxas de juros do País (entenda aqui) – influencia diretamente o desempenho de diferentes tipos de investimentos. Na opinião do economista e superintendente da Smartbrain, Victor Crus, enquanto a rentabilidade média do mercado gira em torno de 0,4% a 0,7% ao mês algumas estratégias de aluguel de imóveis permitem ampliar esse porcentual, garantindo um retorno mais atrativo.
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Crus também destaca que imóveis destinados a curta temporada, por exemplo, podem gerar um retorno muito superior ao aluguel convencional, especialmente em regiões turísticas ou grandes centros urbanos. Ele destaca que plataformas digitais, como Airbnb e Booking, trazem a possibilidade de uma precificção dinâmica e felxível.
Outro ponto imporaante na opinião do economista é a possiblidade de aproveitar o mercado corporativo. Na sua opinião, imóveis bem localizados podem ser alugados para empresas que buscam soluções de hospedagem para seus executivos ou até espaços para coworking, aumentando a rentabilidade e reduzindo riscos de vacância.
Rentabilidade no mercado imobiliário: como alcançar 1,4% ao mês?
O CEO da Referência Capital, Pedro Ros, compartilhou algumas orientações sobre como lucrar com Airbnb e diz ser possível alcançar retorno de 1,4% com casas e apartamentos usando o Airbnb. A rentabilidade de um imóvel, no entanto, começa na compra, diz Ros. Ele orienta o investidor a negociar descontos agressivos na compra à vista, evitando pagar acima do preço médio do mercado imobiliário.
Imóveis destinados a curtas temporadas, especialmente em locais turísticos, são os ideias para essa estratégia. Locais com um fluxo constante de visitantes, a exemplo de Florianópolis e Balneário Camboriú em Santa Catarina, Fortaleza (CE), Rio de Janeiro e São Paulo. “Esses locais têm demanda contínua, impulsionada tanto pelo turismo quanto por viagens corporativas, aumentando as chances de retorno sobre o investimento imobiliário“, afirma.
O investidor também deve considerar a localização do imóvel nessas cidades. Para o executivo, locais próximos de pontos turísticos, praias, atrações e centros empresariais e áreas nobres, seguras e com boa mobilidade, além de bairros com alta demanda e pouca oferta de casas e apartamentos semelhantes, são as melhores opções.
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Fatores que podem parecer superficiais, como decoração e fotografia profissional na divulgação do imóvel, estão entre as principais dicas para aumentar a atratividade. O visual tem impacto direto no valor da diária e na taxa de ocupação, além de adicionais que dão prioridade ao conforto e aprimoram a experiência do hóspede. De acordo com Pedro Ros, uma seleção de fotografias profissionais e um anúncio de impacto podem elevar a taxa de ocupação em até 40%.
Gestão profissional e precificação dinâmica, que se ajusta à demanda de períodos específicos, também fazem parte dessa estratégia. Uma tática importante que o investidor pode aplicar ao buscar aumentar a rentabilidade de imóveis consiste em oferecer descontos atrativos para estadias mais longas, como em aluguel por temporada, sempre buscando manter uma taxa de ocupação entre 70% e 90%.
Além disso fatores como diversificação de plataformas de locação, além do Airbnb, atendimento impecável e incentivo a reservas diretas são essenciais na estratégia.