O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro do Nascimento, disse que o regulador prepara orientações, que devem sair em agosto, para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Leia também
Ele enxerga que a ida de grandes times para o mercado de capitais pode levar mais investidores para este mercado. “Todos esses times grandes têm programas de sócio torcedor. Imagina se a gente consegue desenvolver ferramentas para estes torcedores virarem investidores e possam conhecer outros produtos do mercado de capitais?”, questionou o presidente da CVM em debate no 24º Encontro de Relações com Investidores e Mercado de Capitais.
Para agosto, a CVM prepara o chamado “parecer de orientação” para o SAF. Não é uma regra, explicou Nascimento, mas um conjunto de orientações para este novo tipo de agente no mercado, que já chegou a times como Cruzeiro e Botafogo.
Publicidade
Times poderão fazer ofertas iniciais de ações (IPO), lançar produtos de securitização e fazer crowdfunding, entre outros produtos, comentou Nascimento. “A ideia é trazer clareza para as SAF, de como o mercado de capitais pode ser tornar uma alternativa de captação de recursos e financiamento”, disse Antonio Berwanger, superintendente de Desenvolvimento de Mercado da CVM.