• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Ações que pagam dividendos são opção para quem busca renda extra

Com preços mais atrativos, alguns desses papéis podem entregar retorno três vezes maior que o da Selic

Por Thiago Lasco

23/04/2020 | 8:00 Atualização: 02/06/2020 | 17:59

Aneel, bandeira tarifária (Foto Marcelo Min/Estadão)
Aneel, bandeira tarifária (Foto Marcelo Min/Estadão)

Em tempos de taxa Selic cada vez mais magra, o investidor sai em busca de alternativas para ampliar os rendimentos mensais de suas aplicações. Um caminho pode ser investir em ações de empresas que pagam dividendos. Com a crise causada pelo coronavírus, muitos desses papéis ficaram com preços bem mais atrativos.

Leia mais:
  • “É hora de focar em empresas sólidas”, diz educador financeiro
  • Investidores brasileiros ignoram crise e estão "comprados" na Bolsa
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dados da Economática indicam que o volume pago de dividendos vem crescendo continuamente nos últimos quatro anos e, em 2019, chegou ao máximo histórico de R$ 119,2 bilhões. Por outro lado, como os dividendos são distribuídos com base nos lucros obtidos no ano anterior, é provável que nos próximos anos essa tendência de crescimento se inverta, na medida em que a crise deve afetar os resultados.

Por isso, para quem quiser investir, o desafio é apostar em empresas que sejam capazes de entregar resultados consistente, mesmo em meio à maré adversa do coronavírus.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma aposta segura para quem está atrás de bons dividendos costuma ser o setor bancário. “Ele tende a sofrer menos que outros setores nesse momento de crise. Itaú e Bradesco são meus papéis preferidos, não só pelos dividendos pagos periodicamente, mas também pelos mensais”, recomenda o chefe de análises da Toro Investimentos, Rafael Panonko. “O Banco do Brasil também paga bem, mas viria em terceiro lugar porque tem um gargalo de eficiência operacional.”

Vale considerar, porém, que o Banco Central baixou no dia 6 de abril uma resolução que limitou a distribuição de dividendos aos acionistas dos bancos ao mínimo obrigatório estabelecido no estatuto social, o que pode trazer diminuição no volume de proventos pagos no futuro.

Queda dos preços ampliou o retorno dos papéis

Com a queda dos preços das ações, mesmo algumas empresas que não pagavam tão bem passaram a ser interessantes. Como o retorno (dividend yield) é medido pela divisão do valor dos dividendos pagos nos últimos 12 meses pelo preço da ação, quando o preço da ação diminui, o produto dessa operação de divisão fica maior. Na prática, isso significa que o investidor passa a ter um retorno maior pelo dinheiro que aplicou na compra do papel.

“O frigorífico JBS não costuma pagar tão bem, mas passou a ter um yield interessante”, diz Ricardo França, analista de research da Ágora Investimentos. “No segmento de construção, indico a Tenda, mesmo com o impacto relevante na demanda por conta da crise.”

O gestor de ações da Infinity Asset, Victor Hasegawa, sugere a compra de ações da Vivo e da Vale. “A Vivo é um business maduro, com fluxo mais previsível. Não será tão atingida pela com a crise, apesar do impacto nos celulares pré-pagos”, afirma. “É uma empresa que paga bem, sem erro.”

Publicidade

A Vale parou de pagar dividendos aos acionistas em 2018, quando eclodiu o primeiro dos desastres ecológicos de sua responsabilidade, em Brumadinho (MG). Mesmo assim, ele vê perspectivas animadoras para este ano. “Acreditamos que a distribuição de dividendos voltará neste ano. E a Vale tende a se beneficiar com a esperada retomada econômica da China no segundo semestre, que deve aumentar o consumo de minérios.”

A Petrobras vem tendo seus lucros comprometidos por diversos fatores que afetaram o preço do petróleo. Primeiro foi a disputa econômica entre Rússia e Arábia Saudita, no primeiro bimestre deste ano. Depois, a queda brusca no consumo do combustível levou ao colapso dos contratos futuros de óleo WTI para maio, o que fez o produto ter cotações negativas na Bolsa de Nova York pela primeira vez na história.

Em meio a um cenário tão turbulento, fica difícil para a petrolífera brasileira pagar dividendos interessantes enquanto não houver uma recuperação do preço do barril. “Mas ela está tão descontada que, em função do preço baixo da ação, o yield acaba sendo atrativo”, pondera Hasegawa.

Rentabilidade pode ser bem superior à da Selic

Na prática, com o rebaixamento do preço das ações, quem investir em papéis que pagam dividendos pode ter retorno três ou até quatro vezes maior que o da taxa Selic, hoje em 3,75%.

Como era de se esperar, o maior horizonte de rentabilidade está nas chamadas ações defensivas. São empresas que sofrem pouco com as crises, têm lucro previsível e pagam bons dividendos: energia elétrica e infraestrutura são exemplos clássicos.

Publicidade

“Antes da crise, as elétricas já tinham retorno entre 6% e 7%. Como os preços de suas ações caíram entre 20% e 30%, o retorno dos dividendos superou facilmente a casa dos 10%. Na área de saneamento, a Copasa também caiu bastante e vai pagar dividendo na casa dos 15%”, diz Hasegawa.

Mas o gestor do Infinity garante que não é preciso recorrer às ações defensivas para obter uma rentabilidade nesse patamar. “No cenário atual, você tem várias empresas com yield acima de 10%. Os Itaú, Bradesco e Banco do Brasil são bons exemplos. No caso do Banrisul, como o papel está muito descontado, dá para esperar um retorno em torno de 20%.”

Crise ainda pode ter impacto negativo nos dividendos

Antes de se empolgar demais, porém, o investidor precisa levar em conta um dos mantras do mundo dos investimentos: rentabilidade passada não é garantia de retorno futuro. No caso dos dividendos, não dá para tomar uma decisão de compra com base no histórico de rentabilidade que essas empresas tinham antes do coronavírus.

A primeira razão para isso é bastante óbvia: a crise afeta os resultados das empresas. “Os dividendos nada mais são que o lucro distribuído aos acionistas. A lei obriga uma empresa a distribuir pelo menos 25% de seu lucro sob a forma de dividendos. Mas, se o lucro da empresa cair com a crise, o valor dos dividendos também cairá”, lembra Rafael Panonko, da Toro.

Pode ser também que algumas empresas optem por reduzir a distribuição de dividendos, justamente para se blindar nesse momento difícil. “Elas podem preferir usar os lucros para reforçar seu balanço, garantir sua saúde financeira e evitar problemas de liquidez”, conclui Ricardo França, da Ágora.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
Cotações
20/04/2026 15h14 (delay 15min)
Câmbio
20/04/2026 15h14 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Acumular grandes quantidades de dinheiro garante a grandeza? Veja o que diz Buffett

  • 2

    Domicílio fiscal: os 7 países mais vantajosos — e o que cada um tributa

  • 3

    Pagar menos IR ou buscar mais retorno: o que realmente aumenta a rentabilidade da carteira?

  • 4

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz sócio da EY

  • 5

    Imposto de Renda 2026: veja como consultar seu lote de restituição

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Logo E-Investidor
Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Imagem principal sobre o Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Logo E-Investidor
Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Imagem principal sobre o Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Logo E-Investidor
Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Imagem principal sobre o Idosos podem renegociar dívida com conta de água e aliviar o orçamento; entenda como
Logo E-Investidor
Idosos podem renegociar dívida com conta de água e aliviar o orçamento; entenda como
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: veja como consultar o extrato do INSS do segurado falecido
Imagem principal sobre o 4 gratuidades e descontos que idosos com mais de 60 anos têm direito
Logo E-Investidor
4 gratuidades e descontos que idosos com mais de 60 anos têm direito
Últimas:
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Radar da Imprensa
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível

As apresentações ocorrerão em uma das maiores arenas do país, o MorumBIS, na cidade de São Paulo

20/04/2026 | 14h07 | Por Jéssica Anjos
Tem Lotofácil hoje (20), véspera de Tiradentes? Entenda como fica o sorteio
Loterias
Tem Lotofácil hoje (20), véspera de Tiradentes? Entenda como fica o sorteio

As apostas da modalidade custam a partir de R$ 3,50, com o mínimo de 15 números marcados no volante

20/04/2026 | 14h02 | Por Jéssica Anjos
Petróleo avança com tensão no Oriente Médio, sustenta Petrobras (PETR4; PETR4) e segura o Ibovespa
CONTEÚDO PATROCINADO

Petróleo avança com tensão no Oriente Médio, sustenta Petrobras (PETR4; PETR4) e segura o Ibovespa

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Idosos podem economizar na conta de luz: entenda como funciona o desconto de 100% na fatura
Radar da Imprensa
Idosos podem economizar na conta de luz: entenda como funciona o desconto de 100% na fatura

O benefício pode ser vantajoso para a terceira idade, por isso, é importante saber as regras para receber

20/04/2026 | 13h51 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador