Investimentos

Halloween da Bolsa? As ações com desempenho mais assustador em 2024, segundo a Rico

Com um ano desafiador para o Ibovespa, diversos investidores se depararam com ações de desempenhos assustadores

Halloween da Bolsa? As ações com desempenho mais assustador em 2024, segundo a Rico
As ações mais assustadoras de 2024. Imagem: Adobe Stock

Doces ou travessuras? O dia 31 de outubro é conhecido como o Dia das Bruxas – ou o Halloween, em inglês. A data celebra criaturas assustadoras do mundo da fantasia. Já no mundo real, a bolsa de valores brasileira também teve ações com desempenhos assustadores ao longo de 2024.

O ano tem sido desafiador para o principal índice da bolsa, o Ibovespa. A referência chegou a cair mais de 10% na mínima do ano, em junho. Apesar da melhora nos meses seguintes, contando até mesmo com máxima histórica, setembro e outubro voltou para o campo negativo.

Para a analista de renda variável da Rico, Bruna Sene, a preocupação em relação à meta fiscal no Brasil foi um dos fatores que contribuíram para essa operação no vermelho do Ibovespa. Além disso, ela lembra que a B3 sofreu uma saída expressiva de capital estrangeiro, representando mais da metade da participação de investidores na bolsa.

3 ações mais assustadoras do Ibovespa em 2024

Sene comenta que o ano tem sido difícil para diversas empresas, mas ela destaca as ações da Azul (AZUL4), Cogna (COGN3) e Magazine Luiza (MGLU3) com os desempenho mais assustadoramente baixos desse período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

É possível perceber que esses papéis são de setores cíclicos, como turismo, varejo e educação, que costumam ter as performances diretamente afetadas pelas condições econômicas. A Azul também está enfrentando seus próprios desafios, como a renegociação de uma dívida bilionária e uma possível recuperação judicial.

A especialista destaca ainda que a Gol (GOLL4) tem um dos piores desempenhos do ano, mas não entrou na lista porque saiu da composição do Ibovespa. “As ações da Gol acumulam queda de quase 90% em 2024. Além dos desafios impostos ao setor, a companhia acumulou uma dívida bilionária e entrou com pedido de recuperação judicial”, explica.

Ou seja, nesse Halloween das ações, Azul (AZUL4), Cogna (COGN3) e Magazine Luiza (MGLU3) se encaixam como as mais apavorantes do principal índice da B3 aos investidores que as têm na carteira desde o início do ano.

3 maiores “doçuras” da bolsa em 2024

O cenário não é completamente negativo. Algumas ações representaram grandes “doçuras” ao investidor da bolsa, como a Embraer (EMBR3), que subiu mais de 120% no ano. Entre os outros destaques positivos, Sene explica que a BRF (BRFS3) e a Santos Brasil (STBP3) também são ativos queridinhos, representando a segunda (70%) e terceira (60%) maior alta do Ibovespa no ano, respectivamente.

Publicidade

Entre as similaridades, Embraer e Santos Brasil pertencem ao setor de bens industriais, que tem se mostrado resiliente este ano. Mas também outros fatores específicos de cada companhia colaboraram para o movimento de forte alta de cada uma dessas ações.

Os ativos da Embraer, por exemplo, saltaram com o aumento da demanda por seus produtos e sua capacidade de entrega. “A soma da carteira de pedidos da companhia é a maior em nove anos, e a demanda está em diversas frentes de atuação: aviação executiva, comercial, defesa e manutenção de linha de motores”, frisa a profissional da Rico.

A Santos Brasil, por sua vez, anunciou em setembro um acordo para a venda da participação de 48% empresa para o Grupo CMA CGM  – líder global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas. Segundo Sene, esse fato impulsionou ainda mais as ações, que já vinham se destacando no ano, após a companhia entregar resultados robustos.

Enquanto isso, BRF está surfando o bom momento para o setor de proteínas. Outras companhias do segmento também são destaques positivos no ano, como JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) e, de acordo com Sene, “estão aproveitando o momento de tendência setorial positiva para rentabilidade, margens e custos”. Além disso, iniciativas estratégicas implementadas pela nova gestão da BRF impulsionaram um otimismo em relação ao setor.

Como escolher as melhores ações para o portfólio?

Para minimizar os sustos de oscilações e maximizar as oportunidades, Sene indica que o investidor mantenha uma estratégia bem definida, baseada em critérios técnicos e na diversificação. “Estar atento às tendências do mercado, entender os setores e as empresas nas quais está investindo, e ajustar sua carteira conforme necessário, são passos essenciais para uma jornada de investimentos bem-sucedida”, comenta.

Mais: obter mais conhecimento de educação financeira e buscar informações de qualidade também são importantes na hora de montar um portfólio de investimentos. Esses passos são essenciais para enfrentar o Halloween das ações e saber escolher entre as que tragam “doçuras” ou “travessuras” para o seu bolso.

Publicidade