Investimentos

A jogada da Herbalife para captar US$ 600 milhões durante a pandemia

Mesmo com bons resultados, empresa recorre à recompra de ações para aumentar seu capital

Propaganda da Herbalife na Califôrnia: empresa fechou o primeiro trimestre de 2020 com aumento de 7,7% nas vendas líquidas em relação ao mesmo período de 2019. (Patrick T. Fallon/ The Washington Post)
  • Títulos oferecidos pela Herbalife têm retorno não garantido de 8%
  • Apesar da saúde financeira da empresa, analistas apontam risco na operação
  • Herbalife sofre forte escrutínio mundial por causa da sua estrutura de marketing multinível

(Paula Seligson e Claire Boston, WP Bloomberg) – A Herbalife Nutrition está buscando um valor de US$ 600 milhões para investidores em títulos de risco, para financiar recompras de ações – um movimento incomum no momento em que as empresas estão emprestando bilhões de dólares para aumentar a liquidez durante a pandemia de coronavírus.

O fabricante de shakes e suplementos para perda de peso, construída à base de marketing multinível e que considera Carl Icahn como seu maior acionista, está conduzindo investidores a títulos não garantidos com um rendimento na faixa de 8%, com base em discussões precoces e não oficiais de preços, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

Os produtos Herbalife são distribuídos por uma rede de vendedores diretos, e não através de lojas, e a empresa gerou controvérsia por sua estrutura de marketing multinível. Mas o negócio se saiu bem durante a pandemia. As vendas líquidas aumentaram 7,7% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre encerrado em 31 de março, e a empresa espera apenas uma pequena queda nos volumes preliminares de abril como resultado do vírus, de acordo com um comunicado de ganhos no início deste mês.

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“A demanda por nossos produtos e serviços aumentou em todo o mundo”, disse o CEO John Agwunobi, em uma recente chamada de ganhos.

Um representante do Bank of America, que lidera o acordo, se recusou a comentar. Um representante da empresa não respondeu a uma solicitação de comentário.

Recompras de ações financiadas por dívida não têm sido a prioridade para empresas que sofrem com a queda de receita durante o surto. Mas a Herbalife tem um histórico de fazê-lo com sua última recompra por US$ 600 milhões em maio de 2018, de acordo com dados compilados pela Bloomberg. Também autorizou um programa de recompra de US$ 1,5 bilhão em cinco anos em outubro de 2018.

Em cerca de 8%, o novo título renderia apenas um pouco mais do que os atuais US$ 400 milhões em notas não garantidas de 7,25% da empresa, devidos em 2026, que foram negociados pela última vez a 100,25 centavos de dólar, segundo dados da Trace.

O Moody’s Investors Service classificou os títulos B1, ou quatro níveis abaixo do grau de investimento. Embora a empresa tenha boa lucratividade, fluxo de caixa e diversidade geográfica, há partes frágeis de seu modelo de negócios, escreveu Chedly Louis, analista da Moody’s. A S&P Global Ratings classificou as notas BB-, ou um passo acima.

A estrutura global de marketing multinível da Herbalife está sob escrutínio há anos por várias agências reguladoras e seu modelo de negócios depende muito de sua capacidade de recrutar e reter representantes de vendas em todo o mundo, escreveu Louis.

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA e o Departamento de Justiça estão atualmente investigando se a Herbalife violou a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior durante o período de 2006 a 2016. A empresa alcançou um “entendimento de princípio” com ambas as agências e espera-se que resolva o problema. investigações em breve, de acordo com uma declaração de 7 de maio.