Investimentos

Dividendos: Luiz Barsi dá dicas para construir a carteira previdenciária ideal

O investidor e sua filha, Louise, participaram de um evento da BTG Pactual nesta quarta-feira (28)

Dividendos: Luiz Barsi dá dicas para construir a carteira previdenciária ideal
Estratégia de Barsi de investir em busca de dividendos já gerou retornos milionários em apenas um dia

Luiz Barsi, economista e um dos maiores investidores individuais do Brasil, falou nesta quarta-feira (28) sobre estratégias de investimentos, em evento do BTG Pactual (BPAC11).

Conhecido pela estratégia de buscar dividendos de ações, ele deu dicas de como construir uma carteira previdenciária eficaz, afirmando que ter foco é um fator importante para isso. “Eu não quero ser um patrocinador e, sim, ter a minha carteira. Isso não é uma neurose, é uma postura, e com ela eu alcanço meu objetivo”, explica Luiz Barsi.

O economista aplica a estratégia de renda mensal passiva desde a década de 70, quando iniciou um trabalho de “análise profunda” de empresas que apresentavam resultados eficientes na época.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com ele, a estratégia não mudou, mas os valores, sim: “Na ocasião, nós tínhamos recursos menores que vieram dos dividendos. Existe também um aprendizado do mercado. Nós concentramos nosso direcionamento e buscas por oportunidades sempre no mercado e ele nos ensina coisas incríveis que ninguém quer escutar. Klabin me ensinou que dividendo você ganha por quantidade possuída e não por valor aplicado, o mercado me ensinou isso e eu aplico no projeto”, reforça.

Louise Barsi, filha do investidor, também optou por seguir os passos do pai. Ela acredita que as dificuldades dos investidores estejam no planejamento e de uma falta de educação financeira.

“Ser acionista existe também não só momentos que você recebe dividendos, mas momentos que você tem que contribuir com a empresa. Uma relação de parceria que você tem que desenvolver, por isso raramente a gente faz venda. É sempre pensando em qual empresa eu vou me tornar mais sócia”, afirma.

A analista acredita que, dado o cenário de investimentos no país, é preciso ter estratégia para lidar com os obstáculos atuais e chegar ao objetivo no longo prazo, mantendo uma reserva de emergência e outra de oportunidade.