Publicidade

Investimentos

XP: retorno médio de fundos multimercados fica acima do CDI em 2022

No acumulado do ano, o CDI entregou uma rentabilidade de 3,28%. Veja o levantamento realizado pela corretora

XP: retorno médio de fundos multimercados fica acima do CDI em 2022
Performance em 2022 dos fundos multimercados divergem com a de 2021, quando eles tiveram rendimentos similares ao CDI. Foto: Envato Elements.
  • Seis de 67 fundos multimercados distribuídos na plataforma da XP Investimentos entregaram rentabilidade superior a 20% no acumulado de 2022
  • O maior destaqu foi o Vista Multiestratégia Advisory, com retorno de 37,7% no acumulado do ano
  • A performance positiva reflete a alta no preço das commodities e da elevação das altas de juros pelos bancos centrais estrangeiros

Oito em cada dez fundos multimercados distribuídos pela plataforma da XP Investimentos entregaram rentabilidade superior ao CDI no acumulado de 2022. No ano, o retorno médio de 67 multimercados foi de 9,8%, enquanto o CDI entregou uma rentabilidade de 3,2% no mesmo período.

De acordo com o levantamento, que considerou somente os fundos do tipo 555 (que excluem os de previdência) e com volatilidade esperada maior do que 5%, o produto que entregou maior retorno ao acionista foi o Vista Multiestratégia Advisory, com 37,7% de rentabilidade.

Na sequência aparecem o Vista Multiestratégia, que rendeu 37,6%, e o SPX Raptor F-22 Investimentos no Exterior, que entregou 33,3% aos investidores. SPX Raptor 180 Advisory e Asa Hedge, que tiveram ganhos de 33,30% e 23,01%, respectivamente, completam a lista.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Vista Multiestratégia Advisory, que lidera o ranking, tem aplicação mínima de R$ 5 mil e foco em ativos locais e internacionais, principalmente nos mercados de juros Brasil e internacional, moedas e ações brasileiras. Em abril, a performance saltou em função da posição em commodities, especialmente no petróleo.

Assim como o segundo colocado da lista, o Vista Multiestratégia, ele é um fundo espelho – que tem grande parte dos seus investimentos em cotas de um fundo master – do Vista Macro Master Fundo de Investimento Multimercado. Isso torna as estratégias e resultados de ambos muito similares.

De acordo com Carolina Oliveira, coordenadora de análise de fundos da XP, por muito tempo os investidores estigmatizaram os multimercados como fundos que só performavam bem em cenários de fim de ciclos de juros altos. “Os bons gestores têm conseguido surfar em movimentos contrários a esse estigma”, diz Oliveira.

A especialista em fundos acredita que a performance também reflete a alta no preço das commodities e da elevação das altas de juros pelos bancos centrais estrangeiros. “Os gestores brasileiros perceberam que esse aumento de preço não seria uma coisa passageira, que seria de médio prazo”, afirma.

Além disso, os gestores optaram por fazer movimentos defensivos na exposição de ações brasileiras, através da venda de índices e bancos. Isso reduziu as perdas nessa classe. Por outro lado, a renda variável do exterior trouxe bom retorno, especialmente na venda de ativos da bolsa americana.

Publicidade

O Vista Multiestratégia Advisory também acumulou ganhos com os hedges (operações de cobertura), principalmente na compra de dólar contra emergentes, como China e Chile, em um mês que foi marcado pela aversão ao risco, que valorizou a moeda americana. O fundo teve alta de 7,65% em abril. Já o Vista Multiestratégia liderou o ranking do mês, entregando 7,66% aos investidores.

O SPX Raptor F-22 Investimentos no Exterior e o SPX Raptor 180 Advsory, terceiro e quarto colocado na lista, respectivamente, também apostaram na compra de dólar, em moedas de países desenvolvidos e emergentes.

Assim como os primeiros colocados do ranking, eles também são fundos espelhos, replicando a estratégia do SPX Raptor Master FI Exterior Multimercado. Eles ainda tem posições favoráveis à alta de juros nos países onde os gestores acreditam que ainda há grande desequilíbrio entre as condições econômicas e os preços de mercado.

No mês, o SPX Raptor F-22 Investimentos no Exterior apresentou valorização de 6,57% e o SPX Raptor 180 Advsory de 6,55%.

Apostar em juros altos também tem sido lucrativo para o fundo Asa Hedge, quinto colocado no ranking de rentabilidade anual, que teve variação positiva de 4,93% em abril, em parte pelo resultado construído através da posição tomada nas taxas de juros dos Estados Unidos. “Temos um mercado que está cada vez mais confortável em precificar taxas de juros de longo prazo mais altas”, escreveram os gestores em carta ao mercado.

Publicidade

Confira o ranking dos fundos multimercados com melhor desempenho em abril e em 2022:

Fundos Multimercado que mais valorizaram em 2022:

Fundo Multimercado Rendimento em 2022
Vista Multiestratégia Advisory 37,71%
Vista Multiestratégia 37,64%
SPX Raptor F-22 Investimentos no Exterior 33,36%
SPX Raptor 180 Advisory 33,30%
Asa Hedge 23,01%

Fundos Multimercado que mais valorizaram em abril:

Fundo multimercado Retorno em abril
Vista Multiestratégia 7,66%
Vista Multiestratégia Advisory 7,65%
XP Macro Plus Dominus 7,27%
SPX Raptor F-22 Investimentos no Exterior 6,47%
SPX Raptor 180 Advisory 6,45%

 

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos