O que este conteúdo fez por você?
- O CEO da Tesla informou sobre a suspensão na quarta-feira (13) devido a preocupações ambientais
- "Estamos preocupados com o rápido uso crescente de combustíveis fósseis para mineração e transações com Bitcoin, especialmente carvão, que tem as piores emissões de qualquer combustível", escreveu Musk
- O executivo, contudo, disse que o uso de criptomoedas é uma "boa ideia" e tem futuro promissor
(Estadão Conteúdo) – O CEO da Tesla, Elon Musk, informou nesta quarta-feira (12) que a empresa suspendeu as compras de veículos com Bitcoin devido a preocupações ambientais. O executivo, contudo, disse que o uso de criptomoedas é uma “boa ideia” e tem futuro promissor.
Leia também
Após a fala do CEO, a cotação da criptomoeda, que já estava em um movimento de leve queda durante a semana, despencou mais de 11,94% em 24 horas, para US$ 49.672,82, às 8h45 desta quinta-feira (13).
O efeito Musk não parou por aí. Das 10 maiores criptos por capitalização de mercado, 8 registraram queda no mesmo período, com destaque para a Dogecoin, que caiu 19,6% em 24 horas, e o Ethereum, com -12,4%.
Publicidade
“Estamos preocupados com o rápido uso crescente de combustíveis fósseis para mineração e transações com Bitcoin, especialmente carvão, que tem as piores emissões de qualquer combustível”, escreveu Musk em uma nota divulgada no Twitter.
Segundo o CEO da Tesla, a empresa não venderá seus Bitcoins porque pretende usar a criptomoeda novamente para transações comerciais assim que o processo de mineração se tornar mais sustentável. Ao ressaltar que o mercado de cripto tem futuro promissor, Musk disse que isso não pode representar um custo grande para o meio ambiente.
Volatilidade no mercado de criptomoedas
Na terça-feira (11), a Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente americana à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), alertou para a volatilidade e a falta de regulação no mercado da criptomoeda.
Em um comunicado, a equipe da Divisão de Gestão de Investimentos da SEC disse que incentiva qualquer investidor interessado em fundos mútuos com exposição ao mercado futuro da criptomoeda a considerar “cuidadosamente” sua própria tolerância ao risco e a possibilidade de perda.
“Entre outras coisas, os investidores devem entender que o Bitcoin, incluindo o ganho de exposição por meio do mercado futuro de Bitcoin, é um investimento altamente especulativo”, dizia um trecho do documento.
Publicidade
Segundo a SEC, além considerar a volatilidade do mercado de criptomoeda, o investidor também precisa levar em conta a possibilidade de fraude e manipulação, devido à falta de um marco regulatório.
A equipe da agência afirmou ainda que monitorará de perto o impacto dos investimentos de fundos mútuos em futuros de Bitcoin na proteção do investidor, na formação de capital e na eficiência dos mercados.