Investimentos

Petrobras (PETR4) pode cortar dividendos na semana que vem, diz Itaú BBA

Analistas destacaram posicionamento do governo Lula e avaliam 3 possibilidades do que deve acontecer. Veja

Petrobras (PETR4) pode cortar dividendos na semana que vem, diz Itaú BBA
Após queda das ações, Petrobras (PETR3;PETR4) revela emergência com plataforma. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
  • Analistas do Itaú BBA afirmam que a Petrobras (PETR3; PETR4) poderá cortar dividendos no próximo dia 11
  • A política de dividendos da companhia não consta no estatuto da petrolífera, o que permite uma alteração na distribuição sem necessidade de alteração estatutária
  • Os analistas destacaram uma possível mudança na política de dividendos no segundo semestre do ano

Analistas do Itaú BBA afirmam que a Petrobras (PETR3; PETR4) poderá cortar dividendos no próximo dia 11, quando a petrolífera divulgará seus resultados trimestrais relativos ao período de janeiro a março de 2023. Além disso, eles alertaram para uma possível mudança na política de dividendos no segundo semestre do ano de forma permanente.

A política de dividendos da companhia não consta no estatuto da petrolífera, o que permite uma alteração na distribuição sem necessidade de alteração estatutária, disseram os analistas, que também destacaram o posicionamento do governo sobre a distribuição de proventos.

“Desde as eleições, a atual política de dividendos da Petrobras tem sido alvo de críticas explícitas e pesadas, por acreditarem que a empresa deveria ter priorizado uma alocação de capital estratégica focada em novos projetos e investimentos, principalmente na expansão da capacidade de refino e energias renováveis, em vez de devolver o excesso de caixa aos acionistas”, escreveram.

Os analistas também destacaram o posicionamento do novo presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em relação à política de dividendos. “O novo CEO afirmou, em diversas ocasiões, que a política de dividendos deve ser discutida em um contexto mais amplo de revisão do capital da empresa, de estratégia de alocação e revisão do Plano Estratégico da companhia”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Dessa forma, os analistas consideraram três possíveis cenários na divulgação do balanço trimestral que será divulgado no dia 11:

  1. Suspender o pagamento trimestral de dividendos e anunciar que levará mais tempo para discutir uma nova política;
  2. Manter um pagamento trimestral, mas com base em um payout ratio (porcentual dos lucros pagos aos acionistas) definido do lucro líquido. De acordo com os analistas, poderia ser desde o mínimo legalmente exigido de 25% até um percentual maior, como 40%;
  3. Manter um pagamento trimestral com base na atual política de dividendos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos