• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Prefixados a mais de 15% ao ano. Veja se você deve investir ou esperar

Títulos do Tesouro batem recorde de rentabilidade, mas exigem cautela; entenda como equilibrar risco e retorno na renda fixa

Por Leo Guimarães

17/12/2024 | 3:00 Atualização: 18/12/2024 | 9:58

Títulos prefixados do Tesouro Direto ultrapassaram, pela primeira vez, a marca dos 15% ao ano. Foto: AdobeStock
Títulos prefixados do Tesouro Direto ultrapassaram, pela primeira vez, a marca dos 15% ao ano. Foto: AdobeStock

Nesta segunda-feira (16), os títulos prefixados do Tesouro Direto com vencimento em 2027 ultrapassaram, pela primeira vez, a marca dos 15% ao ano. Nas emissões privadas, alguns bancos pagam até 16,40% no CDB.

Leia mais:
  • Quanto você perde ao pagar IR nos investimentos? Veja simulações
  • Qual investimento devo fazer para viver de renda daqui 10 ou 15 anos?
  • Passos simples para multiplicar o seu dinheiro e garantir um 14º salário
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É uma renda passiva que poucas empresas conseguem oferecer e que colocam em xeque o famoso aforismo do investidor Luiz Barsi, rei dos dividendos, de que “a renda fixa é perda fixa”. Investir em prefixados, no entanto, exige prudência porque, dependendo do humor do mercado, pode ser um investimento muito semelhante à renda variável.

“O investidor deve agir com cautela, fazendo preço médio e aproveitando o cenário atual, mas sempre consciente de que não é necessário acertar o fundo do poço para alcançar rentabilidades interessantes”, comenta Lucas Pereira, analista de renda fixa da AMW. “Investir em prefixados com o objetivo de aproveitar a marcação a mercado é, na prática, semelhante a um investimento em renda variável”, diz.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O problema de ativos prefixados, argumenta Simone Albertoni, analista sênior de Renda Fixa da Ágora, é que em um cenário de juros mais altos, o papel sofre com as oscilações de preços diárias. “Então, se o investidor precisar resgatar antes do vencimento ele pode ter a remuneração prejudicada.”

Como o Banco Central já contratou mais dois aumentos de juros até março, precificando a Selic em 14,25% em março, este poderia não ser um bom momento para prefixados. Os juros futuros futuros com vencimento em outubro de 2027 estão em sua máxima histórica.

Pereira avalia que, em muitos casos, é melhor acompanhar a queda gradual das taxas de juros futuras do que tentar prever o momento em que os títulos oferecerão os maiores rendimentos. “Seguir a tendência e as expectativas do mercado pode ser uma boa estratégia, mas é importante lembrar que o mercado também erra e pode reverter suas projeções”, diz.

No curto prazo renda fixa é variável

E volatilidade no mercado de juros é o que não está faltando. Jonas Chen, gestor da B.Side Investimentos diz que tem orientado seus clientes a aproveitarem os juros mais gordos dos titulo prefixados, que, na prática, rendem acima do tão sonhado 1% ao mês. “Mas não se deve investir tudo de uma vez, as taxas podem mudar rapidamente, num único dia, em questão de horas”, lembra.

Julio Ortiz, CEO e co-fundador da CX3, comenta que essa volatilidade traz riscos não só para a carteira do investidor, como para o mercado em si, com os bancos precisando aplicar juros cada vez mais altos. “Imagine que um banco emprestou dinheiro com um custo fixado em 10% ao ano. Agora, de repente, ele precisa pagar 15%. Isso significa que o custo subiu 50%.”

Publicidade

Ele lembra que essa nova dinâmica vem acontecendo de forma muito rápida. “É importante lembrar que até junho deste ano – e junho foi praticamente ontem, certo? – o cenário era completamente diferente”, conta, relembrando de quando se falava em queda de juros. “O próprio Copom, em junho, projetava que a taxa de juros estaria em 9% em dezembro de 2024”, relembra. De lá pra cá houve uma mudança drástica nas expectativas, que se intensificou com o anúncio “frustrado” do pacote fiscal de Haddad no final de novembro. “Isso foi um verdadeiro ‘game changer'”, avalia.

Para quem pretende carregar o título até o vencimento, os prefixados dão a certeza de quanto será o retorno ao final do período contratado. A incerteza, no entanto, recai sobre o comportamento da inflação. “Isso pode impactar significativamente o poder de compra do investidor”, comenta Lucas Pereira da AMW.

IPCA + ou prefixados?

Para ele, os títulos atrelados ao IPCA oferecem maior segurança e podem contribuir para portfólios muito rentáveis. “Especialmente considerando as taxas atrativas que estão sendo praticadas atualmente”. Em um ambiente de inflação acima do esperado, Pereira recomenda os títulos indexados à inflação, que garantem um retorno real acima da alta dos preços. “Já os títulos prefixados, nesse caso, sofreriam consideravelmente, com a inflação corroendo grande parte de seus ganhos.”

Chen da B. Side sugere prazos de dois a cinco anos para papeis ligados à inflação, já que, no curto prazo, os prefixados tendem a entregar uma rentabilidade melhor. “A menos que a inflação suba drasticamente. Os títulos de inflação oferecem algo como IPCA+6,5% a 8%. Já os prefixados, para o próximo ano, entregam algo em torno de 13% a 14%. Assim, no curto prazo, o prefixado tende a ser mais vantajoso.”

Simone Albertoni concorda que os títulos prefixados devem ter prazos mais curtos de até dois anos. “Mas nossa preferência, neste momento, tem sido maior para os títulos atrelados ao CDI, e podemos pensar em prazos curtos e médios neste cenário. Para prazos mais longos, mais que 4 e 5 anos, os títulos atrelados a inflação podem ser mais interessantes.”

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • CDBs
  • Certificados de Depósitos Interbancários (CDI)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Inflação
  • prefixados
  • Renda fixa
  • Tesouro Direto
Cotações
19/12/2025 22h48 (delay 15min)
Câmbio
19/12/2025 22h48 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

  • 2

    13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em alta atento ao CPI dos EUA, projeção de inflação do BC e pesquisa eleitoral

  • 4

    FIIs de escritórios ganham fôlego, mas liquidação do Banco Master deve testar setor

  • 5

    Liquidação do Master completa um mês: veja o que fazer se você ainda tem dinheiro a receber

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Logo E-Investidor
Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Imagem principal sobre o 13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Logo E-Investidor
13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (19/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (19/12)
Imagem principal sobre o Mega-Sena 2953: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO; veja qual
Logo E-Investidor
Mega-Sena 2953: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO; veja qual
Últimas: Investimentos
13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior
Investimentos
13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior

Método e liquidez importam mais do que promessas de rentabilidade; veja o que dizem os especialistas em investimentos

19/12/2025 | 09h05 | Por Isabela Ortiz
PGBL vale a pena até na declaração simplificada e pode aumentar sua restituição no Imposto de Renda
Investimentos
PGBL vale a pena até na declaração simplificada e pode aumentar sua restituição no Imposto de Renda

Veja como transformar a declaração simplificada em completa e pagar menos imposto com este plano de previdência privada

19/12/2025 | 05h30 | Por Leo Guimarães
Liquidação do Master completa um mês: veja o que fazer se você ainda tem dinheiro a receber
Investimentos
Liquidação do Master completa um mês: veja o que fazer se você ainda tem dinheiro a receber

Expectativa é de que o FGC dê início ao ressarcimento dos investidores dos CDBs do Master ainda este ano

18/12/2025 | 11h45 | Por Daniel Rocha
Bolsa barata, mas risco alto: o que a análise da Genial revela sobre investir agora
Investimentos
Bolsa barata, mas risco alto: o que a análise da Genial revela sobre investir agora

Mesmo negociando abaixo das médias históricas, ações brasileiras enfrentam juros reais elevados e prêmio de risco menor, exigindo seletividade e horizonte de longo prazo do investidor

18/12/2025 | 11h36 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador