• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Reforma tributária: quando a cobrança dos novos impostos vai afetar o rendimento dos seus FIIs

Os impostos CBS e IBS podem reduzir os lucros distribuídos aos cotistas de fundos imobiliários

Por Daniel Rocha

21/01/2025 | 12:56 Atualização: 22/01/2025 | 10:48

Os fundos imobiliários se tornaram populares no mercado com o pagamento mensal de dividendos (Foto: Adobe Stock)
Os fundos imobiliários se tornaram populares no mercado com o pagamento mensal de dividendos (Foto: Adobe Stock)

A cobrança dos novos impostos, prevista na regulamentação da reforma tributaria, para os fundos de investimentos, o que inclui os fundos imobiliários (FIIs), não deve impactar os rendimentos dos investidores de forma imediata. Os primeiros efeitos dessa mudança devem ser notados apenas em 2027, com o início efetivo da implementação das novas regras tributárias. Isso acontece porque o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma prevê uma fase de “simulação” do novo sistema no próximo ano, com a presença de “alíquotas de teste”.

Leia mais:
  • FIIs deixarão de ser isentos de IR após veto de Lula? Veja os impactos da reforma tributária
  • 17 ações fora do radar que podem fortalecer seus dividendos em até 25%
  • Reforma tributária: quando começa a valer e por que é importante para o investidor?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa etapa inicial busca verificar a viabilidade do novo modelo e realizar as adaptações necessárias no modelo previsto no Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024. “(Essa fase) Vai ser só para tentar encontrar esse ponto de equilíbrio e dar início às mudanças dos sistemas das companhias”, diz Marcos Baroni, analista de fundos imobiliários da Suno Research.

Já em 2027, a cobrança da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – impostos que substituirão os atuais PIS, Cofins, ICMS, IPI e ISS – passa a ser realizada de forma gradual até o ano de 2033, quando chega ao fim o processo de transição. Será durante essa fase que os investidores poderão sentir os primeiros efeitos da reforma tributária nos rendimentos finais dos fundos imobiliários.

Entenda o veto de Lula que tributa fundos imobiliários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou a isenção tributária para fundos de investimento na regulamentação da reforma tributária sob o argumento de que não havia embasamento jurídico para a manutenção do benefício. Agora, os fundos imobiliários são classificados como “prestadores de serviços” e devem se tornar contribuintes do CBS e IBS.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essa nova tributação, entretanto, deve recair sobre as receitas dos aluguéis no caso dos FIIs. Vale lembrar que antes os fundos não pagavam PIS e Cofins. “Isso impacta diretamente a rentabilidade final desses investimentos e pode desestimular investidores, como diminuir o volume de recursos reinvestidos nos setores imobiliário e agroindustrial”, diz Livia Heringer, advogada do Ambiel Belfiore Gomes Hanna Advogados.

A notícia repercutiu no mercado financeiro. O IFIX – índice que reúne os principais fundos imobiliários da B3 – iniciou o pregão de sexta-feira (17) com perdas superiores a 1% e encerrou o dia com uma queda de 1,38%,aos 3.041,67 pontos. O desempenho espelhou o descontentamento dos investidores com a decisão do governo. A reação ajudou o índice a acumular uma desvalorização de 2,81% em 2025.

“O mercado financeiro hoje é indiscutivelmente uma grande fonte de financiamento, e o governo, na minha visão, insistindo com isso, faria um grande desserviço para o país”, ressalta Marcos Baroni, analista de fundos imobiliários da Suno Research. O veto do presidente Lula sobre a isenção de impostos para os fundos de investimento ainda pode ser derrubado pelo Congresso.

Como funciona a tributação dos FIIs hoje

As novas regras da reforma tributária não alteraram a isenção do imposto de renda dos fundos imobiliários para pessoa física. O benefício continua em vigor para os FIIs com pelo menos 100 cotistas e para o investidor PF que não possui mais de 10% das cotas do fundo.

Já para as empresas, não há isenção. Heringer explica que os rendimentos decorrentes da distribuição de dividendos são considerados lucro operacional e tributados conforme o regime fiscal da pessoa jurídica. “Já o lucro obtido com a venda de cotas (ganho de capital) dos fundos imobiliários (FIIs) é tributado à alíquota de 20%, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas”, acrescenta a especialista.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fundos Imobiliários (FIIs)
  • Ifix
  • Investidores
  • mercado
  • Reforma tributária
Cotações
27/11/2025 21h12 (delay 15min)
Câmbio
27/11/2025 21h12 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Banco do Brasil: relembre o pesadelo vivido pelo maior banco do País em 2025; o que esperar para o próximo ano?

  • 2

    Tem CDBs do Master para receber? Esses são os cuidados para reinvestir o dinheiro na renda fixa

  • 3

    A corda bamba da Petrobras no novo plano de negócios; veja o que fazer com a ação da estatal

  • 4

    Ibovespa hoje tem ligeria baixa com liquidez reduzida em dia de Ação de Graças nos EUA; foco local recai em Caged e Petrobras

  • 5

    Brasileiro usa Black Friday para driblar inflação e alimentos lideram intenção de compra

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Resultado da Mega-Sena 2944: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números
Logo E-Investidor
Resultado da Mega-Sena 2944: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números
Imagem principal sobre o Esta é uma das regras para idosos terem conta de luz gratuita
Logo E-Investidor
Esta é uma das regras para idosos terem conta de luz gratuita
Imagem principal sobre o Moeda de ouro de 1609 se torna a mais valiosa da Europa
Logo E-Investidor
Moeda de ouro de 1609 se torna a mais valiosa da Europa
Imagem principal sobre o INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Logo E-Investidor
INSS inicia pagamento de 13º salário para aposentados que não receberam antecipação
Imagem principal sobre o FGTS: saiba até quanto o imóvel pode custar para usar saldo no financiamento
Logo E-Investidor
FGTS: saiba até quanto o imóvel pode custar para usar saldo no financiamento
Imagem principal sobre o Resultado da Lotofácil: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números hoje (26)
Logo E-Investidor
Resultado da Lotofácil: SORTEIO EM NOVO HORÁRIO! Veja quando saem números hoje (26)
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: 4 meios oficiais para você apostar
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: 4 meios oficiais para você apostar
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja cidades onde botijões serão entregues
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja cidades onde botijões serão entregues
Últimas: Investimentos
O que os donos de imóveis de luxo no Brasil têm feito para cortar custos e liberar capital
Investimentos
O que os donos de imóveis de luxo no Brasil têm feito para cortar custos e liberar capital

Tendência cresce entre proprietários de alto padrão, que aderem ao modelo de sale and lease back para reduzir gastos, ganhar liquidez e continuar morando nos próprios imóveis

25/11/2025 | 17h13 | Por Murilo Melo
Banco do Brasil: relembre o pesadelo vivido pelo maior banco do País em 2025; o que esperar para o próximo ano?
Investimentos
Banco do Brasil: relembre o pesadelo vivido pelo maior banco do País em 2025; o que esperar para o próximo ano?

BB enfrentou lucro em queda e inadimplência alta; em 2026, eleição deve pressionar operação

25/11/2025 | 09h40 | Por Leo Guimarães
Dividendos taxados: quem sente mais os impactos e entra na corrida da antecipação em 2025
Investimentos
Dividendos taxados: quem sente mais os impactos e entra na corrida da antecipação em 2025

Estudo da Elos Ayta revela companhias que potencializaram seus retornos com dividendos nos últimos anos e agora entram no radar do imposto

24/11/2025 | 05h30 | Por Katherine Rivas
Qual é o melhor sistema de financiamento para você investir em imóveis?
Investimentos
Qual é o melhor sistema de financiamento para você investir em imóveis?

Do uso do FGTS ao custo efetivo total, entender as diferenças entre o Sistema Financeiro de Habitação e o Sistema Financeiro Imobiliário é fundamental para escolher o crédito certo e aumentar a rentabilidade do investimento

22/11/2025 | 05h30 | Por Murilo Melo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador