• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Selic deve permanecer em 13,75%? Veja o que dizem os analistas

O Copom já sinalizou que o ciclo de aperto monetário acabou, a menos que novos dados peçam por mudanças

Por Artur Nicoceli

24/10/2022 | 9:02 Atualização: 24/10/2022 | 11:44

As metas da taxa Selic são definidas pelo Copom, órgão ligado ao Banco Central do Brasil. (Fonte: Governo do Brasil/Reprodução)
As metas da taxa Selic são definidas pelo Copom, órgão ligado ao Banco Central do Brasil. (Fonte: Governo do Brasil/Reprodução)

A expectativa dos economistas em relação à próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que acontecerá nesta terça (25) e quarta-feira (26), é que ocorra a manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano.

Leia mais:
  • Mercado projeta 1º corte da Selic em junho de 2023; confira detalhes
  • Taxa Selic deve terminar este ano em 13,75%, segundo o Boletim Focus
  • BC: aumento do gasto com juros no ano deve-se à alta da Selic
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O economista Fabio Louzada, analista CNPI e fundador da Eu me banco, diz que o BC deve manter mais uma vez os juros nos patamares atuais porque “por mais que o Brasil esteja passando por um período de deflação no país, trata-se de um alívio temporário”.

Louzada explica que a queda no IPCA ocorreu por conta das medidas que proibiram os estados de cobrarem taxas superiores à alíquota geral do ICMS – que vária de 17% a 18%, dependendo do local. “Com todo o temor de recessão global, o BC não irá arriscar baixar os juros para ter que subir novamente caso necessário”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed, também tem a mesma opinião. Para ele, os indicadores de inflação vão começar a responder em breve aos movimentos de alta de juros promovidos pelo Copom.

“Os próprios dados embutidos em indicadores (IPCA e IPC-S) já começam a sugerir que a alta de preços está arrefecendo. Acredito que não há razão, por enquanto, para não manter a taxa de juros até pelo menos o final do primeiro trimestre do ano que vem”.

Um levantamento realizado pela Suno Research apontou que 90% dos especialistas precificam a manutenção da taxa, reforçando o fim do ciclo da alta. Por outro lado, para Vinicius Romano, analista de renda fixa na Suno, é importante ressaltar que a autoridade monetária mencionou que se manterá vigilante, “e não hesitará em retomar novas altas na Selic caso não evolua no processo de desinflação da economia”.

O Copom informou na última ata que deverá ponderar sobre as incertezas domésticas e globais antes de tomar qualquer decisão, pesando sobre os riscos altistas e baixistas, sendo eles:

Publicidade

Os próprios integrantes do comitê deixaram claro que, por ora, o ciclo de aperto monetário teria cessado, a não ser que novos dados pressionassem para uma nova decisão. Tanto que mantiveram os juros inalterados na última reunião, em 21 de setembro.

Michael Viriato, estrategista da Casa do Investidor, explicou que existem dois fatores que cerceiam o Banco Central para decidir quais movimentos fazer: o custo de oportunidade, mais conhecido como taxa de juros real; e o crescimento econômico.

Movimentos na carteira

Como a expectativa dos analistas é de que se mantenha os juros, conforme foi anunciado na última reunião, Tomás Awad, sócio-fundador da 3R Investimentos, afirmou que não é necessário fazer muita mudança na carteira com base na taxa Selic. “O foco é na eleição, quem vai assumir o pleito, quem será o ministro da Economia e qual ajuste fiscal será realizado”, afirma.

Maria Levorin, gestora da Multiplica Capital, destaca também que nessa situação de 13,75%, a renda fixa segue como o ativo mais atrativo para o mercado. A pedido do E-Investidor, ele apontou quais são os pontos importantes a serem levados em consideração na seleção do tipo de indexação dos papéis, considerando os títulos soberanos:

  • Títulos pós-fixados (LFT): são os de menor risco e acompanham o CDI. Historicamente ganham em rentabilidade comparado com os outros títulos, mas para estratégias de curto prazo podem não ser a melhor opção em momentos como o atual, no qual há maior espaço para apreciação nos títulos atrelados à inflação;
  • Títulos híbridos (NTN-B): uma vez que a inflação implícita do papel está maior que a inflação real, a visão de Loverin é que haverá uma tendência de reversão. Os títulos vão se apreciar, trazendo um retorno positivo e potencialmente maior do que manter aplicado em CDI. Porém, para ela, é importante ressaltar que o fato de atrelar o preço à inflação gera volatilidade e perda de valor caso os títulos sejam vendidos antes do seu vencimento. Por isso, a gestora não sugere manter um percentual muito elevado do patrimônio investido que poderá ser necessário no curto prazo;
  • Títulos pré-fixados: o retorno não vale o risco, além do fato de que não há atratividade nas taxas, onde os vértices longos dos fundos DI estão abaixo de 11,80%, a margem para proteger o papel de uma inflação inesperada é muito pequena.

A gestora da Multiplica Capital ressalta ainda que em relação aos ativos de renda variável, de fato há múltiplos atraentes e historicamente perto das mínimas na bolsa brasileira. Mas, “além das incertezas políticas locais, não podemos esquecer que grande parte do volume que temos hoje no Ibovespa vem de bolso estrangeiro, e o tema recessão é o mais mencionado pelo mercado global”.

Publicidade

De acordo com Levorin, esse fator desmotiva o investimento em ações, principalmente no Brasil, por sermos um país emergente carregando o fator cambial, que é sempre incerto.

Veja o histórico da taxa Selic nos últimos anúncios:

Perspectivas futuras

Diante de todos os riscos altistas e baixistas elencados pelo Copom, Romano, da Suno Research, espera que a taxa Selic se mantenha em 13,75% a.a. até o segundo trimestre do ano que vem, iniciando uma redução a partir da reunião de junho.

De qualquer forma, para o especialista, a estratégia adotada pelo Banco Central é importante, já que tira a autoridade monetária da posição de “correr atrás da curva” e faz com que ela não se precipite, aguardando novos dados para avaliar o estado da economia brasileira. Além disso, também ajuda a preservar sua credibilidade.

Publicidade

Já Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, elencou outros motivos que podem impactar a inflação e deixar o BC atento sobre quais movimentos fazer: aquecimento do mercado de trabalho no Brasil; nos últimos três meses do ano, a economia costuma mostrar aquecimento, pressionando os preços.

Além disso, há o cenário externo, com um aperto monetário nos EUA e da Europa, em razão da inflação; a continuidade do conflito entre Rússia e Ucrânia; e a China com novos lockdowns. Para Bertotti, a próxima ata do Copom pode deixar as portas abertas para um futuro aumento residual da Selic.

Na avaliação de Luciano Costa, economista-chefe da Monte Bravo Investimentos, a deflação que ocorreu entre julho e setembro teve um efeito favorável na dinâmica das expectativas sobre o IPCA.

“No boletim Focus da semana passada já vimos uma queda da inflação esperada para 2023, que rompeu os 5%. O grupo que revisou para 4,91%".

Publicidade

Ele acredita que a dinâmica da inflação deve se normalizar nos próximos meses. E sua expectativa é que o BC não faça grandes mudanças até o final do primeiro trimestre de 2023, mas flexibilize a taxa de juros a partir de abril.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Copom
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Inflação
  • Investimentos
  • mercado
  • Renda fixa
  • Taxa Selic
Cotações
19/05/2025 6h44 (delay 15min)
Câmbio
19/05/2025 6h44 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o INSS anuncia novas regras para empréstimos consignados após aumento de fraudes; veja o que muda
Logo E-Investidor
INSS anuncia novas regras para empréstimos consignados após aumento de fraudes; veja o que muda
Imagem principal sobre o Tenho 80 anos, vou receber a restituição no 1º lote?
Logo E-Investidor
Tenho 80 anos, vou receber a restituição no 1º lote?
Imagem principal sobre o Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Logo E-Investidor
Mansão de Taylor Swift é colocada à venda por valor milionário; veja quanto
Imagem principal sobre o Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Logo E-Investidor
Bonecas que valem até R$ 12 mil? Confira os preços de um bebê reborn
Imagem principal sobre o Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Logo E-Investidor
Como lucrar na área da beleza? Confira 7 ideias para empreender
Imagem principal sobre o Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Logo E-Investidor
Luiz Barsi: 10 frases inspiradoras sobre sucesso do rei dos dividendos
Imagem principal sobre o Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Logo E-Investidor
Parque aquático Thermas dos Laranjais oferece desconto de 50%; veja como conseguir
Imagem principal sobre o Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Logo E-Investidor
Quanto custa assinar o Apple TV em 2025? Veja os planos e compare os preços
Últimas: Investimentos
‘Bull market’ da bolsa vai depender desses três fatores, diz MAG Investimentos
Investimentos
‘Bull market’ da bolsa vai depender desses três fatores, diz MAG Investimentos

Roberto Sertã, sócio da Asset com R$ 16 bi sob gestão, diz que o Ibovespa enfrentará desafios para sustentar recorde

19/05/2025 | 03h00 | Por Daniel Rocha
Dividendos da semana: Vivara, Petrobras e outras empresas remuneram acionistas; veja calendário completo
Investimentos
Dividendos da semana: Vivara, Petrobras e outras empresas remuneram acionistas; veja calendário completo

Confira quem remunera acionistas até sexta-feira (23)

18/05/2025 | 05h00 | Por Manuela Miniguini
Mercado Pago e Nubank ampliam rendimento dos “cofrinhos”; mas vale a pena investir?
Investimentos
Mercado Pago e Nubank ampliam rendimento dos “cofrinhos”; mas vale a pena investir?

Mesmo com a Selic elevada, fintechs têm aumentado rendimento oferecido nas opções de liquidez diária

17/05/2025 | 03h00 | Por Beatriz Rocha
Itaú BBA revisa projeções e vê fim do ciclo de altas na taxa Selic
Investimentos
Itaú BBA revisa projeções e vê fim do ciclo de altas na taxa Selic

Banco reduziu projeção para a taxa de juros ao fim de 2025 e de 2026 para 14,75% e 12,75%, respectivamente

16/05/2025 | 11h08 | Por Luíza Lanza
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador