Investimentos

XP lança fundo de créditos de carbono negociados nos EUA e Europa

O produto tem o objetivo de replicar o IHS Markit Global Carbon, índice global de carbono

XP lança fundo de créditos de carbono negociados nos EUA e Europa
Foto: Pixabay
  • Na segunda-feira (14), a XP Inc. lançou o ‘Trend Carbono Zero’, fundo de investimentos de créditos de carbono
  • Cada ‘Crédito de Carbono’ ou ‘Redução Certificada de Emissões’ representa 1 tonelada de CO2 que deixa de ser emitida na atmosfera
  • O fundo replicará o indicador global de carbono IHS Markit Global Carbon, por meio da exposição a cotas de um ETF (fundo que replica um índice) no exterior

Na segunda-feira (14), a XP Inc. lançou o ‘Trend Carbono Zero’, fundo de investimentos de créditos de carbono. Cada ‘crédito de carbono’ ou ‘redução certificada de emissões’ representa 1 tonelada de CO2 que deixa de ser emitida na atmosfera – e esses certificados podem ser comercializados entre empresas.

Portanto, o novo produto da XP não irá investir em ações de companhias com compromissos de descarbonização, mas em contratos futuros de créditos de carbono negociados nos países onde esse mercado é regulado e líquido (Estados Unidos e Europa).

Em outras palavras, o fundo replicará o indicador global de carbono IHS Markit Global Carbon, por meio da exposição a cotas de um ETF (fundo que replica um índice) no exterior. A alocação será de 75% no mercado europeu e 25% no mercado norte-americano, com hedge cambial, isto é, proteção contra a variação do câmbio.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Disponível nas plataformas da XP e da Ricco, a aplicação é voltada para o público em geral, com investimento mínimo de R$ 100, taxa de administração de 0,5%, liquidez D+5 e sem taxa de performance. “É um produto diferenciado e que dá a oportunidade de investidores de diferentes perfis de se beneficiarem da alta dos preços do crédito de carbono”, complementa Marina Cançado, head de Susteinable Wealth da XP Private.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos