Enquanto na Ásia as bolsas fecharam em alta, em meio à redução de tensões geopolíticas ligadas a Taiwan, os mercados acionários na Europa operam em leve baixa e os índices futuros em Nova York oscilam próximo da estabilidade nesta manhã de sexta-feira, à espera do payroll. O relatório de emprego mensal dos Estados Unidos deverá ajudar a determinar o ritmo em que o Federal Reserve seguirá elevando os juros nos próximos meses.
Dados recentes mais fracos da economia sustentaram apostas de que o Fed pode optar por um aumento de juros mais moderado em setembro, de 0,50 pp., após o ajuste de 0,75 pp. no mês passado. Além do payroll, os investidores devem monitorar também comentários de autoridades do Banco da Inglaterra e do Banco Central norte-americano. Nesse cenário, os juros dos Treasuries e o dólar frente às moedas de países desenvolvidos sobem, enquanto o petróleo opera volátil. Aqui no Brasil, os mercados devem acompanhar a reação global ao payroll, embora o Ibovespa possa refletir também os resultados corporativos trimestrais, divulgados ontem à noite.
Agenda econômica 05/08
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Brasil: Estão programados os números de produção e vendas de veículos em julho às 10h. Mais cedo foi divulgado o IGP-DI, que registrou queda de 0,38% em julho, após uma alta de 0,62% em junho. O indicador caiu mais que a mediana das estimativas, que era de um recuo de 0,18%. Com o resultado, o IGP-DI acumulou avanço de 7,44% no ano e de 9,13% em 12 meses até julho.
EUA: A agenda desta sexta-feira traz o relatório de empregos de julho, conhecido como payroll (9h30), relatório semanal de poços e plataformas de petróleo em operação no país e dados de crédito ao consumidor. O presidente do Federal Reserve de Richmond, Thomas Barkin, participa de evento (9h). Europa: A produção industrial da Alemanha avançou 0,4% em junho ante maio. A leitura ficou acima da alta prevista por analistas, que esperavam ganho de 0,3%.