Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: alta das bolsas externas pode impulsionar o Ibov

Abertura de Mercado: alta das bolsas externas pode impulsionar o Ibov
Bolsa de valores de São Paulo REUTERS/Paulo Whitaker

A semana tem início com exterior positivo, após a melhora do PMI (índice de gerentes de compras) da China aumentar o otimismo em relação ao relaxamento das restrições contra a covid-19 no país. O indicador refletiu ganho de fôlego tanto na atividade industrial quanto em serviços, embora ainda tenha ficado abaixo da marca de 50 (marca que separa expansão da contração da atividade). Nesse ambiente, as bolsas da Ásia fecharam em alta, as bolsas europeias avançam, bem como os índices futuros em Nova York.

O petróleo também avança, enquanto o dólar recua. Ainda em relação aos indicadores econômicos, os investidores aguardam a divulgação do dado de inflação ao consumidor dos EUA, referente ao mês passado, que será divulgado na próxima sexta-feira, após o relatório payroll confirmar resiliente criação de empregos no país em maio. A semana reserva ainda, a divulgação da inflação ao consumidor no Brasil (IPCA) e na China (CPI), a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e o PIB da zona do euro.

Aqui no Brasil, o mercado começa o dia atento ao relatório Focus, que terá uma parcial das projeções em meio à greve dos servidores e também aguarda palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Já o Ibovespa, pode ser impulsionado pela alta das bolsas internacionais, assim como pelo avanço do petróleo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 06/06

Brasil: Na agenda local, o Banco Central faz uma “atualização parcial” da Pesquisa Focus (8h30). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra em evento sobre criptomoedas. O Caged divulga geração líquida de postos de trabalho em abril (10h). Na quarta-feira, tem o IPCA de maio. Na sexta-feira saem as vendas no varejo de abril.

EUA: O índice de preços ao consumidor (CPI) de maio dos EUA será conhecido na sexta-feira. Além disso, hoje começa a Cúpula das Américas que dura toda a semana. Amanhã, são esperados discurso da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e estoques API de petróleo. Quarta-feira é dia de estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (DoE).

Europa: A agenda na Europa tem como destaque a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), na quinta-feira. Amanhã, são esperados os dados de encomendas à indústria da Alemanha. Na quarta-feira sai o PIB da Zona do euro.

Publicidade

Ásia: O índice de preços ao consumidor (CPI) de maio da China será conhecido na quinta-feira. Amanhã, são esperados o PIB da Coreia do Sul e do Japão. O índice de gerentes de compras (PMI) composto da China avançou de 37,2 em abril para 42,2 em maio, de acordo com pesquisa divulgada pela S&P Global e a Caixin Media. Abaixo da marca de 50, que separa a expansão da contração, o PMI registrou o terceiro mês seguido de contração.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>