Por aqui, em meio a provável melhora trazida do exterior, os investidores devem focar no conteúdo da ata do Copom, mostrando possíveis detalhes sobre os próximos passos do Banco Central na condução da sua política monetária, no dia em que indicadores de inflação já começam a mostrar alívio nos preços.
Agenda econômica 10/05
Brasil: Como dito anteriormente, o Banco Central divulgou a ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), às 8 horas. Neste mesmo horário foram divulgadas as primeiras prévias de maio do IGP-M e do IPC-S Capitais, mostrando alta de 0,23% e 0,83%, respectivamente – em ambos os casos desacelerando em relação à medida anterior. Às 9 horas é a vez do IBGE divulgar os dados de varejo restrito e ampliado no mês de março, que devem mostrar crescimento de 0,4% (varejo restrito), após alta de 1,1% em fevereiro.
A Anfavea publicará os dados de produção e vendas de veículos em abril, às 11 horas, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará uma palestra em evento fechado promovido pelo Banco Nacional Suíço e pelo FMI, em Zurique, na Suíça.
EUA: Um dia antes da divulgado CPI, o índice de inflação ao consumidor, seis dirigentes do Federal Reserve participam de eventos hoje: John Williams, de Nova York (8h40), Raphael Bostic, de Atlanta (9h30 e 20 horas), Thomas Barkin, de Richmond (10h15), Neel Kashkari, de Minneapolis (13h45) e Loretta Mester, de Cleveland (16 horas). A secretária do Tesouro, Janet Yellen, também dará seu testemunho ao Comitê Bancário do Senado, às 11 horas.
Europa: O índice de expectativas econômicas da Alemanha subiu de -41 pontos em abril para -34,3 pontos em maio, segundo o instituto ZEW. O resultado surpreendeu as expectativas, que apontavam queda do indicador a -44,5 pontos. Por outro lado, o índice de condições atuais, também medido pelo ZEW, piorou no mesmo período, de -30,8 a -36,5 pontos.
China: À noite, saem os dados de inflação ao consumidor e ao produtor (CPI e PPI, respectivamente) referentes ao mês de abril (22h30).