Mercado

Abertura de Mercado: ganhos no exterior podem dar fôlego ao Ibov

Abertura de Mercado: ganhos no exterior podem dar fôlego ao Ibov
Foto: Alf Ribeiro/Shutterstock

No exterior, as bolsas na Ásia fecharam em alta nesta madrugada de quarta-feira (12), seguindo o tom positivo de Wall Street, após comentários do presidente do Federal Reserve terem aparentemente agradado investidores e dados de inflação chinesa abrirem caminho para relaxamento monetário.

Na China, a inflação desacelerou em dezembro, tanto para consumidores quanto para produtores. Os índices futuros das bolsas de NY assim como as bolsas europeias operam em alta agora pela manhã, com investidores aguardando novos dados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que podem ser determinantes para a perspectiva de aperto da política monetária americana.

Os rendimentos dos treasuries operam em alta, revertendo queda de ontem, e antes de leilão no qual o tesouro americano irá ofertar US$ 36 bilhões em T-notes de 10 anos. Em termos de commodities, os contratos futuros de petróleo operam mistos, após subirem mais de 3% na sessão anterior. No fim da tarde de ontem, o American Petroleum Institute (API) estimou queda nos estoques de petróleo dos EUA da
última semana, mas também apontou aumentos nos volumes estocados de gasolina e de destilados.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, os ganhos no exterior podem dar fôlego ao Ibovespa que, no entanto, pode
ter volatilidade em dia de vencimento do índice. O dólar mais forte ante várias moedas de países emergentes pode ser fator de pressão para o real. No radar fica o rápido avanço da variante Ômicron da Covid-19 no Brasil.

Agenda econômica 12/01

EUA: A agenda desta quarta-feira traz a divulgação dos dados de dezembro da inflação ao consumidor (CPI), às 10h30. Além disso, o Federal Reserve publica o livro Bege (16h).

Brasil: A agenda é enxuta e traz a divulgação do fluxo cambial semanal (14h30).