Mercado

Abertura de Mercado: dados da inflação americana, rebaixamento de crédito dos EUA e meta fiscal pautam as bolsas nesta segunda-feira

O Ibovespa alcançar o maior nível desde agosto na sexta-feira, mas a expectativa é de baixa para os negócios

(Foto: Envato Elements)

A segunda-feira (13) começa com os mercados mistos no exterior. Os investidores repercutem a agência de riscos Moody’s ter alterado a perspectiva de crédito dos Estados Unidos para negativa, passando a exigir maiores prêmios nos Treasuries em função do maior perigo.

A agência alertou que a crescente polarização política no Congresso americano exacerba os riscos fiscais, em um fenômeno que tende a limitar a capacidade das autoridades de lidar com a deterioração da sustentabilidade da dívida pública. Os índices futuros do Nova York exibem leves perdas, enquanto na Europa a tendência é mais positiva.

O dólar opera sem direção única ante outras moedas fortes, enquanto os contratos futuros do petróleo exibem alta leve e os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 1,68% na madrugada em Dalian, cotados a US$ 132,57 por tonelada.

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após o Ibovespa alcançar o maior nível desde agosto na sexta-feira, a expectativa é de baixa para os negócios hoje. Os balanços trimestrais seguem no radar, enquanto crescem as expectativas em torno de uma definição do Governo a respeito da meta de déficit fiscal zero em 2024.

Os investidores vão monitorar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que tem reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e outros ministros.

Agenda econômica

Brasil: Como é tradicional ao início das semanas, o Banco Central publica o boletim Focus hoje (8h25), o diretor de Regulação da autoridade monetária, Otávio Damaso, fala por videoconferência em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) (9h).

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, palestra sobre “O papel do Supremo Tribunal Federal (STF) na democracia” em seminário (10h). Nos próximos dias, saem o volume de serviços de setembro, amanhã, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), na quinta-feira e o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de outubro, na sexta-feira.

EUA: Saem essa semana os dados de inflação ao consumidor (CPI) em outubro, na terça-feira, e ao produtor (PPI) além de vendas no varejo, na quarta-feira. Na quinta-feira, sai o resultado da produção industrial. Entre os eventos, os presidentes Joe Biden e Xi Jinping, da China, se reúnem na cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na quarta-feira.

A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) Lisa Cook discursa hoje(10h50) e os mercados devem monitorar também nos próximos dias comentários de outras autoridades do Fed, como de Cleveland, Loretta Mester, na quinta-feira, e de Nova York, John Williams, entre outros.

Europa: A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa de eventos na sexta-feira

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.