A semana começa mais uma vez com sinais mistos vindos do exterior. Essa indefinição ainda é reflexo das preocupações dos investidores com a guerra que ocorre no Oriente Médio. Segundo as notícias mais recentes, se Israel entrar na Faixa de Gaza, o Irã alertou que o conflito poderia se expandir para outras partes do Oriente Médio – lembrando que a região é uma das principais produtoras de petróleo no mundo.
Leia também
Nesse ambiente, no entanto, os principais mercados europeus e os índices futuros de Nova York ainda se sustentam pouco acima da linha d’água, operando com pequenos ganhos. Para além dos mercados acionários, o dólar recua frente as principais moedas nesta segunda-feira, assim como os contratos futuros do petróleo têm leves perdas, enquanto os preços futuros do minério de ferro avançaram 2,86% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 117,97 por tonelada.
Essa falta de força junto com o recuo do petróleo pode fazer novamente com que as negociações locais não necessariamente sigam a mesma trajetória externa hoje. Entre os direcionadores, a votação do projeto de lei sobre a taxação de fundos de alta renda, que faz parte do pacote do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aumentar a arrecadação e, dessa forma, atingir a meta de zerar o déficit das contas públicas no ano que vem, fica no radar. Ao que tudo indica, o tema já é consenso entre os Congressistas, mas o relatório final deve passar ainda por alguns ajustes (que não alteram a essência do projeto, segundo as notícias).
Agenda econômica 16/10
Brasil: A agenda local começa com Boletim Focus (8h25) nesta segunda-feira e ganha tração a partir de amanhã com o IGP-10 de outubro, a pesquisa de volume de serviços de agosto e a participação em evento do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo. Também amanhã a Comissão Mista de Orçamento (CMO) vai realizar audiência pública com a presença da Ministra do Planejamento, Simone Tebet, sobre o Orçamento de 2024. Na quarta-feira são esperados os números do varejo de agosto e, na quinta-feira, sai o IBC-Br de agosto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: São esperados hoje o índice de atividade Empire State do Fed de Nova York (9h30), além de dois discursos do presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker (11h30 e 17h30). Amanhã serão divulgados os balanços do Bank of America e Goldman Sachs, além de vendas no varejo e produção industrial referentes ao mês de setembro. Na quarta-feira saem vários balanços, como Morgan Stanley, Netflix, Alcoa e Tesla, além do Livro Bege. Já na quinta-feira será a vez dos balanços da American Airlines e AT&T.
Europa: Hoje, a presidente do BCE, Christine Lagarde, e o dirigente, Fabio Panetta, participam de encontro do Eurogrupo (11h10). Na quarta-feira serão conhecidos os números do CPI do Reino Unido e da zona do euro e, na sexta-feira são esperados o PPI da Alemanha e as vendas no varejo do Reino Unido, todos dados referentes à setembro.
China: Amanhã serão divulgadas as vendas no varejo e produção industrial do mês passado, além do PIB. Na quinta-feira o Banco do Povo da China (PBoC) define os juros das LPRs de 1 e 5 anos.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade