Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: cautela externa pode limitar o desempenho do Ibov

Abertura de Mercado: cautela externa pode limitar o desempenho do Ibov
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA

Após uma sequência de altas no exterior, os investidores aproveitam a agenda de indicadores mais esvaziada para realizar os lucros recentes e, com isso, os índices futuros de Nova York exibem sinais de queda moderados nesta manhã de quarta-feira (18), assim como na Europa, onde as bolsas operavam instáveis, embora com viés de baixa.

No geral, após as sinalizações do Fed ontem de que reduzir a forte inflação nos Estados Unidos será uma “tarefa desafiadora” e que provocará algum dano à economia, o comportamento dos preços no mundo todo continuam sendo a principal preocupação dos agentes do mercado – sendo que hoje a inflação ao consumidor no Reino Unido subiu ao nível mais elevado em 40 anos, quando Margaret Thatcher ainda era a primeira-ministra.

Em paralelo, os preços do barril do petróleo e o índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a outras seis divisas, sobem. Internamente, a cautela externa tende a limitar o desempenho do Ibovespa após cinco dias consecutivos de valorização. O destaque da sessão fica para as ações da Eletrobras, com a retomada do julgamento do processo de privatização pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que a depender da decisão pode trazer uma leitura cruzada para outras estatais listadas na B3.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 18/05

Brasil: O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, participam de painel do Congresso Mercado Global de Carbono (11h), no Rio de Janeiro. O diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra Fernandes, participa de evento em São Paulo (9h30). Como comentado anteriormente, o TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras às 14h30.

EUA: Os dados de construções de moradias iniciadas em abril serão divulgados às 9h30 e o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, comenta sobre as perspectivas econômicas da região (17h).

Europa: Foram divulgados mais cedo os índices de inflação ao consumidor na zona do euro e do Reino Unido, ambos abaixo do esperado, embora ainda em níveis elevados – em nível recorde de 7,4% no caso do bloco europeu em abril.

Web Stories

Ver tudo
<
>