Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: apetite externo deve ajudar os ativos brasileiros

Abertura de Mercado: apetite externo deve ajudar os ativos brasileiros
(Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

A semana vai chegando ao fim com uma melhora pontual na percepção de risco, com a maioria das bolsas da Europa em altas ao redor de 2% e os índices futuros de Nova York apontando para ganhos de 1% na sessão de hoje. O pano de fundo para a melhora do ambiente nesta sexta-feira fica por conta do corte de juros que o Banco Central da China promoveu para reaquecer a economia por lá – ainda que isso possa suscitar, eventualmente, questionamentos com relação a uma possível escalada de preços.

As preocupações com os efeitos da inflação elevada na economia dos Estados Unidos e na Europa, aliada à perspectiva de mais elevações de juros, ficam em segundo plano por ora, mesmo com números confirmando uma inflação mais elevada na Alemanha (o carro chefe da economia no velho continente). O dólar opera em alta ante seis moedas principais, assim como o petróleo estende os ganhos da véspera. Internamente, esse apetite externo deve ajudar mais uma vez os ativos brasileiros, uma vez que do ponto de vista econômico não estão previstos grandes direcionadores para o nosso mercado.

Agenda econômica 20/05

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Brasil: O Relatório Bimestral de Receitas e Despesas será divulgado às 14h30, seguido de uma entrevista (15h) com membros das pastas do Tesouro e do Orçamento. Na B3, o Governo realiza leilão do sistema rodoviário de rodovias que atravessam os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais (14h30). O presidente, Jair Bolsonaro, encontra-se com o Elon Musk, o famoso empresário responsável pela Tesla e a SpaceX, no interior de São Paulo, por volta das 10 horas.

EUA: Destaque apenas para o relatório de poços de petróleo em operação (14h).
Europa: O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, fala em Simpósio do Nobel de Economia (9h) e a Comissão europeia divulga o índice de confiança do consumidor da zona do euro preliminar referente ao mês de maio (11H).

Mais cedo, na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI) saltou 33,5% em abril ante igual mês de 2021, segundo dados da Destatis, e, em comparação ao mês anterior, o índice subiu 2,8% em abril. No Reino Unido, as vendas no varejo subiram 1,4% em abril ante março, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas do país (ONS), ficando acima das expectativas de mercado.

China: O Banco do Povo da China (PBoC) decidiu reduzir a taxa de juros de referência para empréstimos de longo prazo. A chamada LRP caiu de 4,60% para 4,45%. A taxa para empréstimos de curto prazo, a LRP de um ano, permaneceu em 3,70%.

Web Stories

Ver tudo
<
>