No exterior, as bolsas na Ásia encerraram sem uma direção única nesta segunda-feira. As bolsas na Europa operam sem fôlego, enquanto os futuros de NY caem. A disparada de mais de 3% do petróleo sinaliza mais um dia de cautela nos mercados globais diante da falta de avanço para um cessar fogo entre Rússia e Ucrânia e também após ataques a instalações petrolíferas na Arábia Saudita.
No Brasil, a falta de fôlego das bolsas internacionais pode minar o Ibovespa, enquanto a alta do petróleo pode trazer pressão à curva de juros diante dos temores com a inflação em dia de agenda local mais fraca. Já o dólar mais forte ante outras moedas de países emergentes tende a pesar contra o real. O preço dos combustíveis, com risco de greve dos caminhoneiros, segue no foco e a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nova tabela com os valores do frete.
Agenda econômica 21/03
Brasil: A agenda local tem no foco a ata da última reunião do Copom (terça-feira), Relatório Trimestral de Inflação (quinta-feira) e o IPCA-15 de março (sexta-feira). Hoje tem o relatório Focus, e balanço da JBS após o fechamento do mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Hoje tem o discurso do presidente do Federal Reserve, às 13hrs. Na quarta-feira, Powell volta a falar.
China: Na madrugada, o banco do povo manteve inalteradas suas taxas de juros de referência.
Zona do Euro: Na Alemanha, a taxa anual de inflação ao produtor (PPI) atingiu alta recorde de 25,9% em fevereiro. Na quinta-feira, sai o PMI composto da Zona do Euro.