Mercado

Abertura de Mercado: Semana começa com mercados globais em recuperação

Abertura de Mercado: Semana começa com mercados globais em recuperação
Gráfico com cotações (FOTO:Suamy Beydoun/AGIF/Estadão Conteúdo)

Nesta segunda-feira (23) os mercados globais mostram recuperação firme. As bolsas da Ásia fecharam em alta, e a europeias operam no campo positivo, bem como os índices futuros em NY. Os contratos futuros do petróleo operam em alta forte, tentando se recuperar depois de acumularem perdas por sete sessões consecutivas, embora persistam temores sobre os impactos da disseminação da variante delta do coronavírus na demanda pela commodity.

Os juros dos treasuries também sobem à espera de novos dados de atividade econômica (PMIs) dos EUA. Enquanto isso, os PMIs de agosto da zona do euro vieram praticamente em linha com as expectativas. O destaque da agenda econômica internacional esta semana fica por conta do simpósio em Jackson Hole
e, no Brasil, o IPCA-15 de agosto fica no radar.

No cenário doméstico, o bom humor no exterior deve ajudar os negócios locais em meio aos temores do mercado de piora fiscal e dos desdobramentos no campo político.

Agenda econômica 23/08

Brasil: O IPCA-15 de agosto, na quarta-feira, é um dos principais pontos da agenda da semana. Ainda na quarta-feira a nota do setor externo de julho será divulgada e na sexta-feira, tem a nota de crédito do BC de julho, geração de emprego formal em julho pelo Caged e a Aneel divulga a bandeira tarifária de setembro. Hoje as atenções estarão no presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que almoça com o ministro da Economia, Paulo Guedes (12h30).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: A agenda tem como destaque o Simpósio de Jackson Hole do Federal Reserve que começa na sexta-feira, e que tem em sua programação discurso do presidente da autoridade, Jerome Powell.

Na quinta-feira saem os pedidos de auxílio-desemprego, e PIB do 2º trimestre (segunda leitura). Na sexta-feira é a vez do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA. Hoje há a divulgação do índice de gerentes de compras de agosto dos EUA (10h45). Também hoje, saem as vendas de moradias usadas (11h).

Europa: O Banco Central Europeu (BCE) publica a ata (quinta-feira). Amanhã serão conhecidos a segunda leitura do PIB da Alemanha do 2º trimestre. Mais cedo, saiu PMI composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços. O indicador caiu de 60,2 em julho para 59,5 em agosto, mas permanece bem acima da marca de 50 que sinaliza expansão da atividade.

Na Alemanha, maior economia europeia, o PMI composto diminuiu de 62,4 para 60,6 no mesmo período. No Reino Unido, houve recuo de 59,2 para 55,3.

Publicidade