A semana começa com um tom mais positivo vindo do exterior, com as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York sugerindo alguma recuperação hoje depois de terem acumulado perdas superiores à 3% na semana passada. Petróleo e minério de ferro também avançam nesta manhã, refletindo uma expectativa de aumento de demanda por combustíveis e a recuperação do consumo da China, já que a cidade de Xangai vem aliviando paulatinamente as restrições relacionadas à Covid-19.
O pano de fundo para os negócios, no entanto, permanece o mesmo e os investidores continuam de olhos atentos aos dados de inflação em todos os cantos do mundo, enquanto aguardam a fora a ata do Federal Reserve e a realização do Fórum Econômico Mundial, em Davos, que reúne os principais líderes globais e pode trazer alguma novidade nesta frente. Por aqui, o ambiente global deve direcionar os negócios e favorecer o desempenho dos ativos de risco brasileiros, especialmente se
considerarmos a agenda de indicadores e o noticiário mais esvaziado nesta segunda-feira. No mercado cambial, com o DXY em queda, a tendência é que o dólar tenha um dia mais fraco ante o real também.
Agenda econômica 23/05
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Brasil: Destaque para a prévia oficial de inflação de maio, o IPCA-15, que será divulgado amanhã. Hoje acontece a reunião trimestral de economistas com o Banco Central. Na sexta-feira, teremos a definição da bandeira tarifária de energia elétrica para o mês de junho – um importante balizador para as expectativas de inflação. Na agenda política, hoje o Ministro da Economia, Paulo Guedes, terá uma reunião com Martin Escobari em Davos, copresidente da gestora General Atlantic, que administra mais de US$ 85 bilhões.
EUA: Hoje está prevista a divulgação do índice de atividade do Fed de Chicago (9h30), além de pronunciamentos do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic (13h) e da dirigente do Fed de Atlanta, Esther George (20h30).
A publicação da ata referente à última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), na quarta-feira, é o principal evento da semana. O presidente da autoridade, Jerome Powell, participa de evento amanhã e também deve atrair atenção dos investidores. Na quinta-feira, sai o PIB final referente ao primeiro trimestre e, na sexta-feira, o índice de preços dos gastos com consumo (PCE).
Europa: O índice Ifo, de sentimento das empresas da Alemanha, apresentou uma inesperada alta em maio, subindo à 93 pontos, contrariando a expectativa de analistas de queda a 91,2 pontos. Ainda hoje, o Presidente do BoE, Andrew Bailey faz um discurso (12h15).