No exterior, o tom negativo predomina nesta quarta-feira (23), com investidores atentos aos desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que eleva as preocupações com inflação e com a perspectiva de uma política monetária mais agressiva pelo Federal Reserve. Assim, os futuros de NY recuam nesta manhã enquanto as bolsas na Europa operam mistas. O juro da T note de 2 anos tocou hoje novamente o nível de 2,2%, uma escalada de 0,3 p.p. em uma semana e maior nível em 3 anos. Vários dirigentes do Fed recentemente têm sinalizado que os juros nos EUA podem subir em ritmo mais veloz.
No Reino Unido, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 6,2% em fevereiro na variação anual, o maior nível desde 1992 e acima da estimativa de analistas (6%). Com relação à guerra, o governo americano está preparando para esta semana novas sanções como continuidade de sua repressão a Moscou.
No Brasil, com a agenda econômica esvaziada, o foco do mercado hoje deve ficar em Campos Neto e nos presidentes dos bancos centrais dos EUA e da Inglaterra, sendo que a postura mais defensiva dos mercados lá fora pode pesar nos negócios. Ainda hoje, os investidores vão seguir avaliando a safra de
balanços corporativos do 4T21 com os números da Even e da Vibra Energia, dentre outros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Agenda econômica 23/03
Brasil: A agenda desta quarta-feira traz a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (11h00) no painel online do BIS Innovation Summit 2022.
EUA: Jerome Powell participa de painel online às 9hrs. Saem ainda as vendas de moradias novas (11h00) e estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (11h30). São esperados novos discursos de presidentes regionais do Fed ainda hoje.