Os mercados internacionais operam com volatilidade e os índices da Europa seguem sem direção única, ao mesmo tempo em que os futuros de Nova York sugerem uma abertura com tom mais positivo, o que pode ajudar a influenciar nas negociações no Brasil.
Leia também
Em termos de agenda, o índice gerente de compras (PMI) composto da zona do euro caiu ao menor nível em 35 meses, ficando pior que o esperado e ainda abaixo de 50 pontos –o que indica retração da atividade.
Entre as commodities, o petróleo segue devolvendo parte da alta recente, enquanto o minério de ferro teve recuperação forte, subindo 3,8% na madrugada em Dalian, cotado acima dos US$ 118,17/tonelada, o que pode garantir melhor desempenho para as ações da Vale e pares do setor.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No Brasil, as atenções devem se voltar para o Congresso, em meio à expectativa de votação do projeto de lei de taxação dos fundos de alta renda (exclusivos e offshore), enquanto o Senado deve votar a extensão da desoneração da folha de pagamentos para 17 setores até 2027. Diante do viés positivo dos mercados norte-americanos, o Ibovespa pode ensaiar alguma recuperação na abertura dos negócios.
Agenda econômica
Brasil: A agenda reserva os números de arrecadação de setembro, às 10h30.
EUA: Destaque para a leitura prévia dos PMIs às 10h45.
Europa: O índice PMI Composto da zona do euro caiu de 47,2 em setembro para 46,5 em outubro, chegando ao menor nível em 35 meses. O resultado frustrou o consenso de mercado, de 47,4. O PMI Composto da Alemanha também frustrou as expectativas, pressionado por serviços.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade