Mercado

Abertura de Mercado: Cautela externa e IPCA-15 pressionam o Ibovespa

Abertura de Mercado: Cautela externa e IPCA-15 pressionam o Ibovespa
Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

No exterior, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta madrugada de sexta-feira (24), à medida que incertezas sobre a gigante imobiliária Evergrande na China continuam pesando nos negócios. Os índices futuros das bolsas de NY bem como as bolsas europeias operam no campo negativo neste início de dia, enquanto investidores aguardam comentários do presidente do Fed e de
outros dirigentes do BC dos EUA.

Os juros das treasuries recuam enquanto o índice DXY do dólar opera próximo da estabilidade, ligeiramente positivo. No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo avançam pelo quarto dia consecutivo, à medida que investidores mantem o foco no aperto da oferta.

No Brasil, a cautela no exterior deve contaminar os ativos domésticos, especialmente o Ibovespa, que ontem teve sua terceira alta seguida. Já dúvidas com relação ao fiscal e a expectativa de um IPCA-15 elevado, podem embutir alta aos juros futuros e inibir apreciação do real.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No âmbito fiscal, a aprovação da reforma administrativa na Comissão Especial da Câmara, que dá estabilidade a servidores, é um teste importante para o governo.

Agenda econômica 24/09

Brasil: O IBGE divulga às 9h o IPCA-15 de setembro, para o qual a mediana das estimativas é de 1,03%. Além disso, ainda serão divulgados os dados do setor externo. A Aneel deve anunciar bandeira tarifária para famílias atendidas pelo programa Tarifa Social.

EUA: Discursos do presidente do Fed, do vice-presidente e mais três dirigentes da instituição são destaques. Também às 11hr saem as vendas de moradias novas de agosto.