O que este conteúdo fez por você?
- A nova regra fiscal será anunciada pelos Ministros Fernando Haddad e Simone Tebet (10h30)
- Por enquanto, o EWZ, o principal Exchange Traded Funds (ETF) brasileiro negociado em Nova York, já subia quase 2% no pré-mercado
- Os mercados internacionais estendem os ganhos nesta manhã de quinta-feira (30), ainda sob efeito das menores preocupações com o setor financeiro
A coletiva de imprensa marcada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), às 10h30, concentra todas as atenções do mercado nacional, que deixa de lado a positividade no exterior mais despreocupado com o setor bancário. Por enquanto, o EWZ, o principal Exchange Traded Funds (ETF) brasileiro negociado em Nova York, já subia quase 2% no pré-mercado – superando o movimento dos demais mercados globais.
Leia também
Os mercados internacionais estendem os ganhos nesta manhã de quinta-feira (30), ainda sob efeito das menores preocupações com o setor financeiro. Nesse ambiente, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York sugerem ganhos hoje.
O dólar, por sua vez, recua diante de outras moedas, enquanto os contratos futuros do petróleo operam em leve alta, se recuperando das perdas de ontem. Os preços futuros do minério de ferro superaram novamente a marca dos US$ 130 por tonelada, depois de terem subido 1,91% na madrugada em Dalian, na China.
Agenda econômica
Brasil: A nova regra fiscal será anunciada pelos ministros Fernando Haddad e Simone Tebet (10h30). Os líderes do Senado reúnem-se com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, e o Ministro da Fazenda para apresentação do arcabouço fiscal (9h). O Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do 1º trimestre logo pela manhã, seguido de entrevista de Roberto Campos Neto (11h).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Indicador Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de março saiu logo cedo (8h), mostrando leve alta de 0,05%, depois de uma deflação de 0,06% em fevereiro. A agenda continua com a divulgação da produção industrial de janeiro (9h), que pode ter contração de 0,1%, após estabilidade (0,0%) na margem em dezembro.
EUA: A leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre de 2022 (9h30) fica no radar. Estão previstos eventos com os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) Susan Collins (Boston, 13h), Thomas Barkin (Richmond, 13h45) e Neel Kashkari (Minneapolis, 14h).
Europa: Destaque apenas para o Índice de preços ao Consumidor (CPI) da Alemanha em março (9h). Mais cedo, os investidores absorveram a revisão em baixa do índice de sentimento econômico na zona do euro, a 99,3 em março, pior que a previsão (99,7).
China: Às 22:30, sai o Índice Gerente de Compras (PMI) em março.
Publicidade