Os ânimos continuam mais positivos no exterior nesta manhã desta quarta-feira (30), a última sessão do mês de novembro, refletindo as expectativas de que a China deve relaxar sua rígida política de Covid-zero diante do aumento dos protestos. Sinal disso é que algumas regiões já alteraram as restrições e indicadores evidenciam
os custos dos lockdowns impostos recentemente, como o índice de gerentes de compras (PMI) industrial que teve uma queda bem mais intensa do que se esperava em novembro.
Leia também
Nesse ambiente, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York sustentam ganhos modestos logo cedo. Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo estendem os ganhos registrados ontem, enquanto durante a madrugada os preços futuros do minério de ferro recuaram 0,32%, cotados ao equivalente a US$ 107,98/tonelada. No mercado global de moedas, o índice DXY, que mede o desempenho do dólar ante uma cesta de divisas, recua moderadamente, em reação ao aumento do apetite por risco nos mais diversos mercados.
O bom humor no exterior pode levar o Ibovespa a mais um pregão de ganhos no Brasil, especialmente após o início da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição no Congresso e a percepção de que o texto possa ser desidratado e os gastos fiquem menores do que o esperado. A recriação dos ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio também aumenta a expectativa dos investidores pelo anúncio das nomeações.
Agenda econômica
Brasil: Serão conhecidos dos dados de desemprego, medidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua (9h), além dos números do setor público consolidado (9h30).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: A agenda traz a participação do presidente do Federal Reserve (Fed, o baco central norte-americano), Jerome Powell, em evento do Instituto Brookings (15h30), além de um discurso da diretora do Fed Michelle Bowman (10h50).
Entre os indicadores, será divulgada a segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao terceiro trimestre (10h30), além do relatório ADP de emprego – considerado uma prévia do relatório de emprego (Payroll) dos Estados Unidos – no setor privado (10h15), o Índice de Gerente de Compras (PMI) do ISM de Chicago (11h45), as vendas pendentes de imóveis (12h00) e o Livro Bege (16h00).
Europa: O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da zona do euro subiu 10% na comparação anual de novembro, segundo dados preliminares da Eurostat, um resultado abaixo da estimativa (10,4%), marcando uma desaceleração ante o avanço recorde de 10,6% registrado em outubro. Em relação a outubro, o CPI recuou 0,1% em novembro, primeira queda mensal do indicador desde julho do ano passado.
China: O PMI industrial caiu de 49,2 em outubro para 48 em novembro, segundo dados oficiais divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS), um resultado bem abaixo da expectativa de analistas, que previam recuo do PMI industrial a 48,9. O NBS informou também que o PMI de serviços diminuiu
de 48,7 em outubro para 46,7 em novembro.
Publicidade