Os mercados locais começam a semana reagindo ao resultado do segundo turno das eleições, ao mesmo tempo em que a semana promete ser de agenda econômica relevante no exterior, com destaque para a decisão do Fed, na quarta-feira.
Leia também
Neste início de semana, as bolsas globais operam sem direção única, com tendência negativa prevalecendo na Europa, em meio a indicadores mistos na região. Na zona do euro, por exemplo, o
índice de preços ao consumidor (CPI) teve avanço de 10,7% em outubro na comparação anual, acima da previsão de alta de 10%.
Já o PIB do bloco europeu teve crescimento de 0,2% no terceiro trimestre em relação ao
trimestre anterior, acima da expectativa de crescimento de 0,1%. Os investidores também avaliam o índice de gerentes de Compras (PMI) industrial da China, que caiu de 50,1 em setembro para 49,2 em outubro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Neste indicador, leituras abaixo de 50 indicam retração. Ainda na China, o minério de ferro fechou em queda forte de 4,1%, aos US$ 83,1/tonelada. Voltando ao cenário doméstico, o dia pode ser de ajustes na abertura. Os ativos brasileiros negociados no exterior apresentam volatilidade e o índice EWZ, referência de ativos locais negociados em Nova York chegou a recuar próximo dos 5%.
Agenda econômica 31/10
Brasil: A semana será mais curta nos mercados em função do feriado na quarta-feira. Hoje, a agenda reserva a tradicional Pesquisa Focus. Amanhã é a vez da produção industrial e, na sexta-feira, sai o PMI composto de outubro. Na temporada de balanços, saem ao longo da semana os números da CSN, Petrobras, AES Brasil, entre outros.
EUA: Destaque na semana para a decisão de política monetária do FED, na quarta-feira. Hoje sai o PMI.
Publicidade
Europa: Na quinta-feira tem decisão de política monetária pelo Banco da Inglaterra. No mesmo dia a taxa de desemprego do país.