Mercado

Abertura de Mercado: tendência negativa no exterior pode pesar no Ibov

Abertura de Mercado: tendência negativa no exterior pode pesar no Ibov
(Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

As principais bolsas da Europa e os futuros de Nova York operam em baixa moderada, após o fechamento da Ásia sem direção única. Na China, em específico, as bolsas avançaram, após os índices dos gerentes de Compras (PMI) da indústria e serviços mostrarem recuperação em maio, em meio aos processos de reabertura de Pequim e Xangai.

Entre as commodities, o petróleo opera com volatilidade, com o WTI em leve alta, enquanto o brent realiza lucros, após a União Europeia chegar a acordo que impõe embargo ao petróleo russo, com efeito imediato a 2/3 das importações. Ainda na Europa, o clima de certa cautela vem em reposta à leitura da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro, que renovou nível recorde ao subir 8,1% em maio, segundo dados preliminares divulgados, ficando acima do previsto pelo mercado, de 7,6%.

No Brasil, as atenções se voltam hoje para a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participa em audiência na Câmara. Para o Ibovespa, a tendência levemente negativa no exterior pode pesar nos negócios, ao menos na abertura.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Agenda econômica 31/05

Brasil: O presidente do Banco Central participa em audiência na Câmara a partir das 14h. O BC divulga nota do setor público consolidado de abril (9h30).

EUA: Destaque para o PMI de Chicago, às 10h45 e o índice de confiança do consumidor de maio, às 11h.

Europa: O PIB da Itália teve alta anual de 6,2% no 1T22, superando a prévia, que previa avanço de 5,8%.