No exterior, forças militares da Rússia assumiram o controle da maior usina nuclear da Europa, no sudeste da Ucrânia, depois de bombardeá-la nas primeiras horas de sexta-feira (4), segundo autoridade ucranianas. O governo de Kiev alertou para o risco
de explosão. Assim, as bolsas internacionais e os juros das treasuries reagem em baixa em meio ao movimento de busca por proteção.
Investidores aguardam ainda o relatório de emprego dos Estados Unidos, o chamado Payroll, num momento em que o Federal Reserve se prepara para começar a elevar os juros, a partir deste mês.
No Brasil, a escalada da tensão com a guerra na Ucrânia tende a pesar nos ajustes dos ativos locais na abertura de sexta-feira. No câmbio, a dúvida é se o fluxo de investidores estrangeiros vai continuar positivo ou se será interrompido hoje, diante da cautela maior no exterior, e se o dólar conseguirá cair abaixo dos R$ 5,00.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O alívio no câmbio, porém, não impediu uma nova rodada de acumulo de prêmios na
curva de juros, algo que se repetiu pela 4ª sessão seguida no caso dos DIs curtos. O mercado dá como quase certo um IPCA maior devido ao atual preço das commodities. Houve aumento nas apostas de um Copom mais agressivo após a reunião de março, com a curva já indicando Selic terminal de 13,5%. O resultado do PIB brasileiro será monitorado também, mas os economistas do mercado já falam que o crédito mais caro, o ambiente de instabilidade e o comportamento dos indicadores de confiança indicam arrefecimento da economia neste início de 2022.
Agenda econômica 04/03
Brasil: O PIB do 4T21 será divulgado às 9hrs. A mediana do mercado indica crescimento de 0,2% na margem, interrompendo a recessão técnica após os dados do segundo e terceiro trimestres.
Para 2021, a mediana esperada é de 4,5%, revertendo a queda de 3,9% no ano anterior.
Publicidade
EUA: O relatório Payroll de fevereiro sai às 10h30. As expectativas dos economistas são de criação de 440 mil empregos no país, ante 467 em janeiro; queda da taxa de desemprego para 3,9%, de 4% em janeiro; e aumento do salário médio por hora de 0,5% na margem, ante 0,7% no mês anterior.