Mercado

Abertura de Mercado: PEC dos Precatórios e balanços no radar local

Abertura de Mercado: PEC dos Precatórios e balanços no radar local
Fachada da B3. Ribeiro/Shutterstock

Nesta manhã de quinta-feira (4), as bolsas asiáticas fecharam em alta e os mercados acionários na Europa sobem, um dia após o Federal Reserve ter confirmado o início do chamado “tapering” ou redução da compra de títulos. O banco central norte-americano reforçou que continuará com a política acomodatícia diante da percepção de que a inflação é temporária. Investidores na Europa também digerem uma série de balanços corporativos e aguardam decisão de política monetária do Banco da Inglaterra.

Nos Estados Unidos, o fôlego é curto e os índices futuros em Nova York operam sem um viés único. Os juros dos Treasuries avançam, bem como os contratos futuros
do petróleo, após sofrerem robustas perdas de mais de 3% na sessão anterior. Aqui no Brasil, por uma margem de apenas quatro votos, o governo conseguiu aprovar, na madrugada desta quinta-feira (4), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios na Câmara.

O texto abre espaço de R$ 91,6 bilhões no Orçamento de 2022 para o pagamento do Auxílio Brasil e outros gastos durante o ano eleitoral. Agora, fica no radar a possibilidade de a votação em segundo turno continuar hoje ou ficar para a próxima terça-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além disso, os investidores devem reagir ao resultado da produção industrial de setembro e a balanços já divulgados tais como CSN, CSN Mineração, Cielo, PetroRio, Arezzo, Ultrapar, Itaú, entre outros.

Agenda econômica 04/11

Brasil: A agenda desta quinta-feira tem como destaques a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) de setembro. É esperado também o leilão de 5G realizado pela Anatel (10h). O Tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT (11h).

EUA: Hoje saem os pedidos de auxílio-desemprego e balança comercial de setembro (ambos às 9h30).

Europa: O foco é na decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE), às 9h. O PMI de serviços da zona do euro caiu para 54,6 em outubro em pesquisa final da IHS Markit, atingindo o menor nível em seis meses. Já a taxa anual de inflação ao produtor (PPI) da região saltou para 16% em setembro, sugerindo que a tendência de alta dos preços poderá ser mais duradoura do que se imaginava. Já na Alemanha, as encomendas à indústria tiveram alta mensal de 1,3% em setembro, mas a projeção era de avanço maior.

Ásia: O índice de gerentes de compras (PMI) composto do Japão que engloba os setores industrial e de serviços, avançou de 47,9 em setembro para 50,7 em outubro. O resultado colocou o PMI japonês em território de expansão, acima de 50.

Publicidade