Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: mudança no comando da Petrobras segue no radar

Abertura de Mercado: mudança no comando da Petrobras segue no radar
Foto: Robson Fernandjes/Estadão

A maioria das bolsas na Europa e os índices futuros de Nova York sobem nesta manhã, enquanto os juros dos treasuries recuam e o dólar tem viés de alta ante moedas de países desenvolvidos e também ante moedas emergentes e ligadas a commodities, diante da perspectiva de aperto monetário mais veloz pelo Federal Reserve e novas sanções contra a Rússia.

Os investidores monitoram indicadores econômicos que foram divulgados na Europa, como dados da produção industrial alemã, que teve alta mensal de 0,2% em fevereiro, como se previa, enquanto as vendas no varejo da zona do euro subiram 0,3% em fevereiro ante janeiro, ficando abaixo da expectativa dos analistas (+0,5%). Além disso, fica no radar a ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), e discursos de dirigentes do Federal Reserve, que devem municiar as análises e expectativas dos investidores para inflação, atividade e alta de juros na Europa e Estados Unidos.

O petróleo sobe moderadamente, após cair mais de 5% ontem com a notícia de que os países da Agência Internacional de Energia (AIE) liberarão 120 milhões de barris de petróleo de suas reservas para conter os preços inflados pelos desdobramentos da guerra na Ucrânia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Aqui no Brasil, a recuperação do petróleo e alta moderada do dólar devem influenciar os ajustes do mercado de câmbio. As sinalizações de política monetária durante o dia devem ajudar também na calibragem das apostas para os juros aqui no Brasil. Os investidores devem avaliar ainda o impacto desinflacionário da adoção da bandeira verde na conta de luz a partir de 16 de abril até o fim do ano, e repercutir a indicação de José Mauro Ferreira Coelho e Márcio Andrade Weber para assumirem, respectivamente, o comando da Petrobras e seu conselho de administração.

Agenda econômica 07/04

Brasil: O Tesouro faz leilão de venda de LTN e NTN-F (11h). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra virtual em evento.

EUA: Os pedidos semanais de auxílio-desemprego saem às 9h30 e o crédito ao consumidor em fevereiro às 16h. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, discursa sobre ativos digitais (11h). Os dirigentes do Fed James Bullard, de St. Louis (10h), Charles Evans, de Chicago, Raphael Bostic, de Atlanta (ambos 15h), além de John Willians, de NY (17h05), participam de eventos.

Publicidade

Europa: Hoje sai a ata do BCE. Mais cedo, foi divulgada a produção industrial da Alemanha, que cresceu 0,2% em fevereiro ante janeiro. O resultado veio em linha com a expectativa de analistas. No confronto anual, a produção geral da indústria alemã teve acréscimo de 3,2%. Já em relação a fevereiro de 2020, mês anterior às primeiras restrições impostas na Alemanha em função da pandemia de covid-19, a produção industrial da maior economia da Europa foi 3,8% menor. As vendas no varejo da zona do euro subiram 0,3% em fevereiro ante janeiro. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas, que previam alta de 0,5% das vendas no período.

Em relação a igual mês do ano passado, as vendas do setor varejista do bloco tiveram expansão de 5% em fevereiro.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>