Apesar de preocupações com a perspectiva de aperto monetário nos EUA e com o andamento da guerra na Ucrânia, as bolsas internacionais exibem sinal positivo nesta manhã de sexta-feira. Os mercados acionários na Europa abriram em alta, tentando se recuperar de perdas de dois pregões anteriores e com as atenções na eleição presidencial na França neste fim de semana. Nos Estados Unidos, os investidores seguem atentos a eventuais comentários de dirigentes do Fed, enquanto a agenda de hoje não traz indicadores relevantes do país. Os juros dos treasuries avançam, o dólar opera misto ante moedas emergentes, e o petróleo tem alta moderada, de menos de 1%.
Aqui no Brasil, o destaque fica por conta do IPCA de março, que deve mostrar aceleração para 1,35%, de 1,01% em fevereiro, o que seria a maior taxa para o mês desde 1995. A inflação acumulada em 12 meses deve avançar de 10,54% para 11,00% (mediana). A alta deve ser puxada pelo reajuste de preços dos combustíveis e a pressão nos alimentos. Porém, para o IPCA de abril, espera-se um alívio diante da antecipação da bandeira verde de energia elétrica. Já o Ibovespa pode ser ajudado pelo tom positivo do exterior.
Agenda econômica 08/04
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Brasil: A agenda desta sexta-feira traz a divulgação do IPCA de março e a Anfavea publica os dados de produção e venda de veículos em março.
EUA: Destaque para evento com dois dirigentes do Fed (10h30): o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, e diretora do Fed Michelle Bowman. Ainda no país, saem os estoques no atacado de fevereiro (11h) e poços de petróleo Baker Hughes (14h)