Em meio a uma agenda fraca de indicadores, as bolsas no exterior e o dólar registram variações modestas na manhã desta quarta-feira (7), enquanto os investidores aguardam novas sinalizações sobre os juros do Federal Reserve (Fed), a partir do discurso de quatro dirigentes do banco central americano ao longo do dia. Já os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) voltam a apresentar viés de alta – os rendimentos interromperam ontem a forte alta sequencial após a pressão causada na semana anterior por dados fortes nos Estados Unidos e pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Fed.
Leia também
Entre as commodities, o petróleo negocia em leve alta, estendendo os ganhos das duas últimas sessões, com risco geopolítico no Oriente Médio parcialmente compensado pela alta dos estoques nos EUA. Já o minério de ferro, após atingir a mínima de três meses, se recuperou e subiu 1,12% nesta madrugada, à medida que o mercado pondera os sinais de intensificação dos esforços das autoridades chinesas para estimular a economia do país.
No Brasil, a queda do EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) brasileiro negociado em NY, sinaliza que o dia pode ser de perdas para o Ibovespa, em meio à falta de fôlego dos futuros de Nova York. Em paralelo, o avanço parcial do petróleo e a leve recuperação do minério de ferro nesta madrugada devem limitar as perdas na bolsa. Na agenda doméstica, as atenções ficam voltadas para os números do setor público consolidado, das vendas no varejo, na balança comercial e também no presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participa online de evento.
Agenda econômica
Brasil: Números do setor público consolidado de dezembro (8h30), dados de varejo restrito e ampliado (9h), além da balança comercial de janeiro (15h). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, palestra em evento (10h).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Balança comercial dos EUA de dezembro (10h30) e quatro dirigentes do Federal Reserve discursam: presidente do Fed de Boston, Susan Collins (13h); diretora do Fed Adriana Kugler (13h); presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin (13h); diretora do Fed, Michelle Bowman (16h).
Europa: Índice de preços ao consumidor (CPI) da França (8h).
China: Índices de preços ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI), às 22h30.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade