A última sessão da semana tem um viés positivo para as bolsas europeias e para os índices futuros de NY. Nos EUA os mercados ainda refletem a possibilidade de três cortes de juros ainda neste ano, porém o ímpeto é comedido, uma vez que Jerome Powell, presidente do Fed, e outros dirigentes, participam de eventos na agenda de hoje, e podem dar novos sinais na condução da política monetária.
Leia também
Na Europa, os negócios tem como pano de fundo a leitura do índice de sentimento das empresas alemãs que subiu mais do que o esperado, mas também em resposta às vendas no varejo de fevereiro no Reino Unido, que ficaram estáveis, mas melhores do que a expectativa de queda mensal de 0,3%.
Além disso, ainda no velho continente, a afirmação de Joachim Nagel, presidente do Banco Central da Alemanha e dirigente do Banco Central Europeu, de que os juros provavelmente começarão a cair antes das férias de verão (em agosto) também ajuda no comportamento das bolsas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, o dia é de queda nos rendimentos dos Treasuries, enquanto o dólar se fortalece frente a outras divisas fortes. Em relação às commodities, o minério de ferro teve valorização de 1,5% em Dalian, na China, durante a madrugada, e os contratos futuros de petróleo operam levemente positivos.
Por aqui, embora o cenário externo favoreça a procura por ativos de risco, o descolamento do Ibovespa na véspera já refletia a possibilidade de uma Selic terminal maior do que antes previsto. Desta forma, os investidores ficarão atentos ao relatório de avaliação de receitas e despesasprimárias do primeiro bimestre, que será divulgado pelo ministério de Planejamento e Fazenda, pois é um balizador importante para a meta de déficit zero em 2024.
Agenda econômica 22/03:
Brasil: Logo pela manhã foi conhecida a confiança do consumidor de março, medida pela Fundação Getúlio Vargas, que subiu 1,6 ponto frente a leitura de fevereiro, para 91,3 pontos.
Publicidade
Às 10h está previsto a divulgação do relatório de avaliação de receitas e despesas primárias do primeiro bimestre de 2024, publicada pelos ministérios do Planejamento e Fazenda. Entre os eventos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará três reuniões com ministros ao longo do dia.
EUA: Na agenda internacional, o presidente do Fed, Jerome Powell, bem como os diretores Michelle Bowman e Philip Jefferson participam do evento Fed Listens às 10h.
Europa: Por fim, o economista-chefe do Banco Central Europeu, Philip Lane, participará de palestra sobre política monetária e inflação às 14h.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade