- Sete empresas do setor bancário ocupam a lista de maiores pagadores de juros sobre capital próprio
- O JCP é um tipo de provento pago a acionistas que o governo federal estuda extinguir, segundo informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Empresas do setor bancário têm sido as principais distribuidoras de juros sobre capital próprio (JCP) nos últimos três anos.
Leia também
Nada menos que sete companhias desse segmento ocupam a lista de melhores pagadoras de JCP, tipo de provento pago a acionistas que o governo federal estuda extinguir, segundo informou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), na segunda-feira (24).
O Banrisul (BRSR3) ocupa o topo da lista, pagando um dividend yield (DY) de 8,65%. Na sequência vêm o Banco do Brasil (BBAS3) e o Banco ABC Brasil (ABCB4), com um DY de 8,01% e 7,81%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O levantamento realizado por Einar Rivero, head comercial do TradeMap, considera a mediana dos dividend yields nos últimos três anos, até 24 de julho de cada ano e elencou as 20 ações que melhor remuneram os acionistas com JCP considerando as carteiras de Ibovespa, IDIV, Small Caps e IBRX100.
Segundo Rivero, o pagamento de JCP é uma prática comum no mercado, especialmente entre os bancos, porque permite reduzir a carga tributária e otimizar a remuneração paga aos acionistas.
Mas as instituições bancárias não são as únicas a pagarem esse tipo de provento. No levantamento do TradeMap, empresas do setor de energia elétrica têm a segunda maior representação na lista de melhores pagadoras de JCP, com quatro representantes.
Fim do JCP
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o governo estuda acabar com os juros sobre capital próprio. Ele confirmou a ideia na última segunda-feira (24), após sair de uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).
Diferentemente dos dividendos, esse tipo de remuneração aos investidores é considerado como um gasto na contabilidade da companhia. Portanto, quando uma empresa distribui JCP, seu lucro líquido diminui e consequentemente a quantidade de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).